Cidade

Viajantes devem regularizar vacinas para obter o Certificado Internacional

Para adquirir o Certificado Internacional de Vacinação, os cidadãos devem ir pessoalmente ao Centro de Orientação ao Viajante do Município

Com a chegada do período de férias de verão, algumas pessoas aproveitam para viajar a outros países, mas alguns desses lugares exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Em Londrina ele é emitido pelo Centro de Orientação ao Viajante, localizado na Rua Atílio Octávio Bisatto, 480, na Vila Siam, região leste.

Para adquirir o certificado, o cidadão deve antes tomar as vacinas na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Com a carteira de vacinação atualizada e um documento pessoal com foto em mãos, é necessário, então, se dirigir ao Centro de Orientação ao Viajante. O horário de atendimentoé de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, exceto em feriados.

As principais vacinas solicitadas por alguns países são contra malária, sarampo e febre amarela. Segundo a assessora da Diretoria de Vigilância em Saúde, Sandra Caldeira, as doses devem ser tomadas com, ao menos, 15 dias de antecedência para a emissão do CIVP, caso contrário o viajante não conseguirá emitir a carteira de vacinação. Outras vacinas também podem ser solicitadas pelo Centro de Orientação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza, no site https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/, a tabela dos países que exigem as vacinas e as imunizações obrigatórias para a entrada nesses lugares.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos