Economia Solidária participa de encontro religioso internacional em Londrina
Durante o 14º Intereclesial, serão vendidos diversos produtos de 16 empreendimentos do programa, incluindo itens de artesanato, vestuário e alimentícios
O Programa de Economia Solidária, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em convênio com o Programa do Voluntariado Paranaense de Londrina (Provopar-Ld), participará do 14º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) em Londrina. O encontro católico internacional será realizado de terça-feira (23) a domingo (28) e deve reunir mais de 3,5 mil pessoas na cidade, entre representantes de todas as regiões do Brasil, da América Latina e de outros lugares do mundo.
Ao todo, 16 empreendimentos que integram a Economia Solidária terão a oportunidade de comercializar seus produtos durante o evento. As atividades envolverão o trabalho de 27 produtores no total. Serão vendidos diversos itens de artesanato, vestuário, decoração e produtos alimentícios, entre outros. A participação da Economia Solidária no encontro irá ocorrer de quarta-feira (24) a sábado (27), no Ginásio de Esportes Moringão, que é um dos espaços de Londrina que receberão as atividades do 14º Intereclesial.
Segundo uma das coordenadoras de gestão do convênio do Programa de Economia Solidária, pelo Provopar-LD, Izilda Magro, grande parte dos produtos que estarão à disposição do público no evento são lembranças que remetem à cidade de Londrina, aproveitando a grande circulação de pessoas que vêm de outras cidades e países. “Nas barracas, haverá a venda de uma série de produtos exclusivos feitos pelos trabalhadores da Economia Solidária, incluindo chaveiros, porta-copos, toalhas bordadas, sabonetes artesanais, panos de prato, artigos decorativos, produtos alimentícios e de vestuário. Boa quantidade dos itens leva alguma referência sobre Londrina, servindo como uma lembrança da cidade aos participantes”, contou.
Ainda de acordo com Izilda, um encontro internacional dessa proporção é uma excelente oportunidade para que a Economia Solidária possa ampliar sua atuação e reforçar a divulgação desta iniciativa desenvolvida em Londrina, apresentando o conceito de incentivo e valorização do trabalho humano feito de forma autônoma e integrada, gerando renda como consequência de todo um processo de formação em empreendedorismo.
Datas e horários – Durante o 14º Intereclesial das CEBs, as barracas da Economia Solidária funcionarão na quarta-feira (24) e quinta-feira (25), das 8 às 13 horas; na sexta-feira (26), das 8 às 18 horas, e no sábado (27), das 14 às 21 horas.
O encontro também terá atividades espalhadas por diversas paróquias do município, utilizando como palco para as grandes celebrações a Praça do Monumento à Bíblia, próxima à antiga Casa do Papai Noel, o Ginásio de Esportes Moringão e o Aterro do Igapó. A previsão dos organizadores é que, durante as missas campais a serem realizadas nestes espaços, entre sete e oito mil pessoas marquem presença.
Economia Solidária – Atualmente, mais de 50 empreendimentos participam do Economia Solidária, reunindo cerca de 170 pessoas nas áreas de artesanato, prestação de serviços, alimentação e confecção. O Programa oferece apoio técnico, assessoria e capacitação à produção e comercialização de diversos produtos.