Educação se prepara para o início do ano letivo
Professores e gestores passam por cursos antes do retorno às aulas, em 5 de fevereiro; unidades recebem serviços de manutenção e vistoria nesta semana
A Secretaria Municipal de Educação (SME) e as unidades da rede municipal de ensino de Londrina começaram os preparativos para o retorno dos alunos no início do ano letivo. As aulas iniciam no dia 5 de fevereiro para todas as 87 escolas municipais e 34 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), da zonas urbana e rural. Até lá, as unidades escolares receberão serviços de manutenção e vistorias, além de promover cursos de formação para gestores e professores. Já os Centros de Educação Infantil (CEIs) desenvolvem seu próprio calendário, mas recebem a recomendação da SME para retomar as aulas neste mesmo dia.
Os gestores eleitos começarão os trabalhos na próxima segunda-feira (29), e passarão por um curso em período integral durante os dias 29, 30 e 31 de janeiro. Serão palestras, oficinas, referências em gestão, gerenciamento de conflitos, entre outras orientações sobre a administração escolar.
De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Mariângela Bianchini, essa preparação dos gestores antes das aulas é algo inédito no município. “Pela primeira vez, a secretaria realizará esse evento antes do início das aulas, para ajudar os gestores, especialmente os que ocuparão o cargo pela primeira vez. A intenção é ajudá-los a entender como funciona todo o processo pedagógico, trabalhar a questão psicológica e interpessoal, entre outras informações que serão fornecidas”, destacou.
Os professores retornarão no dia 1º de fevereiro e também passarão por preparação e práticas pedagógicas durante os dias 1º e 2 do mesmo mês. “É um início de ano letivo atípico, pois além dos novos gestores escolares eleitos, teremos uma grande quantidade de novos professores que começarão a trabalhar na rede, então nossas expectativas são muito positivas”, contou Mariângela. Um total de 505 professores foram convocados no início deste ano.
Manutenção – Equipes da SME começaram a realizar os serviços de roçagem nas unidades da região oeste. Após a conclusão, o trabalho seguirá para unidades das regiões norte e sul, e, ao final, para as regiões leste e centro. “O trabalho de roçagem é realizado o ano todo, mas nesse período que antecede a volta às aulas está ainda mais intenso, especialmente por conta das chuvas, que fizeram com que o mato crescesse muito mais rapidamente”, explicou a assessora administrativa da SME, Rosana Marchese.
As equipes de limpeza de cada escola começaram os serviços na última segunda-feira (22). Segundo a assessora, 38 unidades também estão recebendo serviços de manutenção estrutural, reforma e ampliação.
Vistoria – Equipes da Coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começaram a realizar vistorias nas unidades escolares nesta semana. “Se forem encontradas irregularidades, como focos do mosquito Aedes aegypti, que possam ser solucionadas na hora, os próprios agentes realizarão a retirada. Caso contrário, a unidade escolar será notificada para limpeza e regularização”, frisou a coordenadora de endemias da SMS, Fabiane Cordeiro.