Bibliotecas setoriais reabrem ao público
Acervo do CEU já está disponível para consulta e empréstimo; já as bibliotecas da Zona Sul e a Ramal Vila Nova reabrem na próxima quinta-feira (1º)
A partir desta sexta-feira (26), a comunidade do Jardim Santa Rita I tem mais um local de estudo e pesquisa para frequentar durante o ano. Isso porque a Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que esteve fechada no mês de janeiro, reabriu ao público hoje (26) e volta a atender das 7h30 às 13h30, na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I.
Na próxima quinta-feira (1º), as outras duas bibliotecas setoriais de Londrina também reabrirão ao público, sendo que a Biblioteca Ramal Vila Nova estará funcionando das 8h às 15h, na Rua Purus, 45, Vila Nova. Já a Biblioteca Eugênio Manfrenati atenderá das 8h às 17h, na Rua Guilherme de Almeida, 2.260, Parque das Indústrias (região sul).
As três bibliotecas setoriais estavam fechadas desde o início de janeiro para a realização de trabalhos internos como a seleção de novos títulos, processamento técnico do acervo e sua respectiva inserção no Sistema Sophia.
Este sistema garante mais agilidade aos serviços prestados pelas bibliotecas, e mais facilidade para a população buscar as informações sobre os livros que têm interesse. “O uso do sistema é necessário, pois resulta na padronização, aumento da eficiência, e permite maior controle gerencial, além de permitir a precisão na recuperação da informação. Até pouco tempo atrás, o sistema de busca, de cadastro de leitores, de empréstimos de livros era realizado de forma manual, feito por meio de fichas de papel. O uso do sistema informatizado garante mais rapidez na busca pelo título, autor ou área de interesse” entre outras possibilidades que o sistema oferece, explicou a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo.
O trabalho informatizado é um serviço que está acontecendo de forma gradativa e continua, em que os servidores executarão durante o ano inteiro. Com ele, as obras estão sendo cadastradas detalhadamente, contendo nome do autor, título do livro, número de páginas, edição de publicação e outras informações relevantes. Isso permitirá maior eficiência no trabalho prestado.
Bibliotecas em números
As bibliotecas setoriais são importantes para o Município por garantirem o acesso facilitado e mais próximo aos moradores de bairros distantes do centro da cidade. Todas elas oferecem um acervo variado para atender as diversas demandas da sociedade. Os leitores podem encontrar livros, gibis, periódicos, enciclopédias, almanaques, jornais e outros materiais.
A Biblioteca do CEU tem à disposição da população 2.099 títulos. Somente em 2017, por exemplo, 196 deles foram emprestados para a leitura e outros 709 títulos foram consultados. Ao todo, os funcionários atenderam 2.409 pessoas e cadastraram 20 novos leitores.
A Biblioteca Ramal Vila Nova conta, atualmente, com 5.186 livros e materiais para pesquisa. Em 2017, 73 novos leitores fizeram o cadastro para o empréstimo. Ao todo, de janeiro a dezembro do ano passado, a biblioteca emprestou 1.792 obras. Outras 4.265 foram consultadas pela população e a frequência de pessoas nesse espaço foi de 2.688.
Por fim, a Biblioteca Eugênio Manfrenati, a mais nova entre as citadas, registrou 66 novos usuários e 365 empréstimos. Quase 2.100 pessoas frequentaram o local durante o ano passado e 1.936 realizaram buscas no sistema de consulta de livros. Ao todo, a biblioteca da região sul oferece 1.549 livros e produtos para os moradores do entorno.
Além de disponibilizar um espaço para leitura e pesquisa, as bibliotecas também ofertam outras atividades de estimulo à leitura como oficinas recreativas, contação de histórias, teatralização e rodas de conversa e leitura. Este ano, a intenção da Diretoria de Bibliotecas é dar continuidade a projetos iniciados em 2017 como o Literatura na Biblioteca, Escrita Criativa de Contos, Toda Quinta Tem História, Estréia na biblioteca e pensar em novas ações vá ao encontro das necessidades informacionais da população.
Fotos: Arquivo