Município encerra capacitação de merendeiras e lactaristas
Todas as 330 funcionárias que prestam serviços para a rede municipal de ensino puderam aprender mais sobre boas práticas para a manipulação de alimentos
Encerra nesta quinta-feira (1º), às 17 horas, a capacitação para as merendeiras e lactaristas que prestam serviços à rede municipal de educação de Londrina. O curso é um oferecimento da empresa terceirizada prestadora do serviço, a SEPAT, em parceria com a Prefeitura de Londrina. A última turma, com 50 alunas, está acontecendo no laboratório de dietética da Unopar Campus Piza, localizado na Avenida Paris, 675, no Jardim Piza.
Ao todo, 330 funcionárias passaram pelas aulas teóricas e práticas sobre boas práticas para a manipulação de alimentos e a respeito do projeto de padronização e porções por crianças, a fim de elaborarem um receituário padrão para as unidades escolares. As participantes receberam orientações sobre o preparo e a distribuição das refeições servidas na alimentação escolar e em prol do uso consciente do açúcar, óleo e sal nas refeições.
Além das merendeiras e das lactaristas, as nutricionistas da empresa terceirizada também passaram pelo curso na última sexta-feira (26). De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e responsável técnica pela alimentação escolar, Renata Freitas Albieri Teixeira, a expectativa é que todas as diretoras e diretores das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) se aperfeiçoem também durante este mês.
No ano passado, a rede municipal de ensino serviu cerca de 14 milhões de merendas. Em média, por dia, foram ofertadas 60 mil refeições a 43 mil alunos, e todos têm o direito de repetirem a merenda.