Ônibus de projeto sobre educação ambiental faz parada no Centro Cívico
EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio oferece orientações lúdicas sobre preservação da água; ônibus ficará no local de 6 a 9 de fevereiro
O Centro Cívico de Londrina receberá, desta terça-feira (6) até 9 de fevereiro, o ônibus EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre o tratamento e preservação da água, através de diversas atividades lúdicas. As visitas poderão ser feitas das 12 às 18 horas.
O ônibus possui maquetes e painéis demonstrando o caminho que a água percorre até chegar às casas e depois retornando aos rios – o Ciclo do Rio ao Rio. Esse trajeto é apresentado passo a passo, desde as nascentes, passando pelos rios e barragens para captação e depois pela estação de tratamento, reservatórios e redes de distribuição, até sair nas torneiras.
De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Bruno Ubiratan, a Prefeitura aceitou o convite da Sanepar de Londrina para receber o EcoExpresso por se tratar de uma iniciativa de extrema importância. “É algo que vem para agregar e proporcionar mais conhecimento para a população. Aceitamos de pronto a proposta, e que mais programas do governo do Estado venham para o município de Londrina”, disse.
O projeto está em seu quarto ano, e possui um ônibus para cada uma das quatro regiões atendidas pela Sanepar. “É preciso incentivar a conscientização sobre preservação da água, sobre o risco que ligações de esgoto incorretas podem trazer para as famílias, por exemplo”, destacou o gerente geral da Região Nordeste do Paraná da Sanepar, Sérgio Bahls. “E é esse o objetivo do projeto, é uma ação de integração e educação ambiental”, completou.
O projeto explica também como a água do uso doméstico sai das casas até as estações de tratamento de esgoto, mostrando a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria de águas pluviais. As apresentações duram cerca de 30 minutos e são feitas por três monitores, que ficam à disposição para tirar dúvidas dos visitantes.
O público pode conferir também uma casa com tecnologia de realidade aumentada, que mostra como é uma ligação correta de esgoto e suas conexões, caixa de gordura e conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI).
Interessados em agendar visitas do EcoExpresso Sanepar – Projeto do Rio ao Rio devem entrar em contato pelo e-mail usea-visitaslda@sanepar.com.br.