Cidade

CALMA organiza ações da Semana Mundial de Aleitamento

Tema será discutido na primeira reunião do Comitê de 2018, nesta quarta-feira (7), às 14 horas

 

Nesta quarta-feira (7), às 14 horas, o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) vai promover o primeiro encontro de 2018. O objetivo é organizar as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que será realizada de 1º a 7 de agosto. Será na Pastoral da Criança, localizada na Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco.

A coordenadora do Comitê, Lilian Poli de Castro, explicou que as ações precisam ser discutidas e planejadas com antecedência para providenciar os materiais necessários, a fim de realizar as atividades. “Faremos uma reflexão do tema da SMAM/2018, assim como das ações possíveis de serem realizadas, frisou.

Este ano, a SMAM terá como tema “Amamentação: A Base da Vida”. “O tema da Semana nos leva a refletir que a amamentação previne a fome e a desnutrição em todas as suas formas e garante a segurança alimentar dos lactentes, mesmo em tempos de crise, sem um ônus adicional sobre o rendimento familiar”, explicou Lilian.

Em Londrina, as atividades da Semana são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e Comitê de Aleitamento Materno de Londrina. O objetivo é promover o apoio multidimensional para possibilitar às mulheres o início e a continuidade da amamentação.

Durante a reunião, os profissionais também farão uma avaliação das atividades realizadas pelo CALMA em 2017 e organizarão os encontros do ano. Lilian informou ocorreram 11 reuniões no ano passado, a maioria com momentos científicos, e que 100% das instituições integrantes do Comitê participaram de pelo menos uma das atividades do CALMA. Dentre os temas abordados estiveram: Uso de Complementação em Recém-nascidos a Termo Saudáveis Amamentado; Campanha de Doação de Leite Humano e Implantação de Novas Iniciativas e Serviços de Enfermagem na Maternidade Municipal de Londrina.

Lilian enfatizou ainda a importância do CALMA no município. “O Comitê foi criado em 1994 e tem a função de reunir representantes de diversas instituições integrantes do CALMA, para debater assuntos pertinentes ao aleitamento materno, assim como executar as ações de promoção, proteção ao aleitamento materno”, apontou.

A coordenadora salientou ainda a importância do aleitamento materno. “O leite da mãe, oferecido de forma exclusiva até o sexto mês de vida, permite ao bebê um crescimento e desenvolvimento adequado. Após esta idade, outros alimentos oportunos deverão ser oferecidos à criança, porém o leite materno continua sendo recomendado até os dois anos ou mais, como importante alimentação láctea”, frisou.

Segundo dados do CALMA, os indicadores de aleitamento materno em Londrina vêm aumentando significativamente. Em 2002, o índice de aleitamento materno exclusivo de zero aos seis meses era de 21%. Em 2008, saltou para 33,8% e, em 2010, chegou a 40,5%.

Atualmente, integram o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina 22 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, tanto públicas, como privadas e filantrópicas, como maternidades municipal, filantrópicas e particulares, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades e profissionais autônomos. Também participam grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos