Cidade

Educação promove nova etapa de formação da Escola de Gestores

Haverá palestras do curso inicial de 2018; formações mensais serão realizadas de março a outubro deste ano

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Escola de Gestores de Londrina, realiza nesta sexta-feira (23) a quinta e última etapa do primeiro curso de formação, de 2018, para gestores de 120 unidades escolares do município. As atividades irão ocorrer em dois períodos, das 8h30 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, na Unopar – Unidade Catuaí, localizada na Rodovia Celso Garcia Cid, Km 377. Ao todo, 151 gestores escolares estão participando do curso que já teve quatro encontros, sendo três ocorridos no final de janeiro, e outro no dia 16 de fevereiro.

Por meio da Escola de Gestores, estão sendo capacitados profissionais de 74 escolas municipais da área urbana, 13 da área rural, além de 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), das zonas urbana e rural de Londrina. A carga horária total do curso é de 40 horas.

O objetivo da formação é possibilitar aos gestores que já estão atuando na rede municipal a obtenção de novos conhecimentos e atualização de outros conteúdos que são importantes para o dia a dia de trabalho. Para isso, é apresentado um panorama geral, onde os novos gestores conhecerão as atribuições de seus cargos, as dimensões e os deveres na gestão educacional, bem como as formas de articulação com a Secretaria Municipal de Educação.

No encontro de sexta-feira (23) serão realizadas duas palestras. No período da manhã, a professora Rosana Lopes, do Departamento de Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), irá discorrer sobre o tema “A importância da gestão democrática do ensino”. Já na parte da tarde, será realizada a palestra “Enfrentamento da violência e abuso sexual – compromisso de todos”, ministrada pela promotora de justiça, Susana Broglia Feitosa de Lacerda.

Ainda haverá orientações aos gestores a respeito de como proceder em situações de violência em ambiente escolar. Para isso, a gerente educacional de Apoio Especializado da SME, Cristiane Sola, conduzirá atividade com o tema “Papel do gestor frente a questões de violência e abuso sexual: possíveis ações”. Serão fornecidas informações e apontamentos sobre quais encaminhamentos devem ser feitos pelos diretores das escolas e como funciona o fluxo de ação nesses casos.

A gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, informou que a Escola de Gestores irá desenvolver novos cursos de formação no decorrer de 2018, para que os gestores possam atualizar seus conhecimentos e receber orientações sobre outros assuntos. “A partir de março, serão realizados encontros mensais até o mês de outubro”, informou.

Escola de Gestores –  Foi instituída por meio do decreto nº1.114/2014, com o objetivo de garantir a qualificação profissional dos gestores das unidades escolares – escolas municipais e CMEIs – e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e conveniados.

O planejamento e a organização da Escola de Gestores Educacionais ocorrem por meio de uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos