Município prepara a VIII Conferência de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas
Inscrições de delegados serão aceitas de 26 a 28 de março; haverá eleição de novos membros para o COMAD, no mandato 2018-2019
O Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (COMAD) está preparando a VIII Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Drogas. No encontro, que será realizado em 12 de abril, haverá a eleição de novos conselheiros que irão compor o COMAD no período de 2018-2019, como representantes da sociedade civil. O tema desta conferência é “Bastidores do mundo com as drogas: superando limites”.
De acordo com a presidente do COMAD, Marilena Jordão Pescuma, toda a comunidade londrinense é convidada a participar. “O objetivo da conferência, além de eleger a nova composição do conselho com titulares e suplentes, é definir as propostas levantadas nas pré-conferências, realizadas no ano passado, que serão encaminhadas às secretarias e órgãos municipais. Com isso, as demandas solicitadas pelos usuários dos serviços e população em geral será levado às pessoas que têm como colocar isso em prática, que são os gestores do Município”, apontou.
As inscrições para delegados, que poderão participar da conferência com direito a voz e voto, devem ser realizadas de 26 a 28 de março, na Associação Água Pura. O atendimento será feito das 8 às 15 horas, e a instituição fica localizada na Rua Guilherme da Mota Correia, 3.463, no Jardim Shangri-lá.
Para registrar candidatura e se inscrever como delegado é preciso apresentar toda a documentação exigida no Edital de Convocação, publicado pelo COMAD na edição nº 3.476 de segunda-feira (12), do Jornal Oficial do Município. A íntegra do documento pode ser acessada através do Portal da Prefeitura, no link https://goo.gl/C27UJK.
Os nove conselheiros do COMAD, que serão eleitos durante a conferência, são representantes da sociedade civil, assim distribuídos: um representante de instituições de Ensino Superior; dois representantes dos trabalhadores, incluindo entidades de classe, conselhos regionais e associações de profissionais; quatro representantes das instituições que desenvolvem atividades específicas de ações de prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas; um representante de entidades de defesa de direitos, que são os grupos de ajuda mútua para usuários e familiares; e um representante de organizações civis comunitárias.
Como preparativo para a VIII Conferência Municipal de Políticas Públicas Sobre Álcool e Drogas, os atuais membros do COMAD estão providenciando a divulgação em vários locais, como escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), utilizando folders e cartazes.
Marilena ressaltou que a conferência integra os trabalhos desenvolvidos pelo COMAD pela descontinuidade do uso do álcool e outras drogas. “Essa é uma grande demanda no município, com muitos locais e pessoas envolvidos. Esperamos a participação de todos eles na conferência”, citou.
Segundo a integrante da comissão organizadora da Conferência, Sonia Imai, as propostas de políticas públicas devem focar em temas como prevenção, tratamento e redução de danos. “Também vamos tratar da questão da inserção social, redução da oferta de drogas e álcool, além de estudos e pesquisas, com o objetivo de efetivar uma política municipal sobre álcool e outras drogas que contribua para o avanço das ações municipais e da articulação com o estado”, destacou.