Educação inicia programa “A União Faz a Vida” 2018
Projeto visa estimular a cooperação entre as pessoas e a troca de conhecimentos para a melhora na educação
Projeto visa estimular a cooperação entre as pessoas e a troca de conhecimentos para a melhora na educação
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação deu início a mais uma edição do Programa “A União Faz a Vida”, em parceria com o Sicredi. Este ano, quatro escolas municipais e três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) farão parte da iniciativa.
O projeto está baseado na metodologia de ensino-aprendizagem, em que se trabalha o desenvolvimento de cidadãos cooperativos, enfocando princípios de empreendedorismo e solidariedade, e a apropriação de novas posturas e atitudes. Para fomentar esses ideais, os diretores e professores das unidades escolares de Londrina passarão por capacitações concedidas pelo Sicredi. Nelas, eles aprenderão mais sobre como elaborar projetos com as crianças e atividades que estimulem a aprendizagem.
Ao longo do ano, os educadores poderão desenvolver várias atividades com os alunos colocando em prática o que foi repassado durante as capacitações. Assim, eles podem organizar passeios e visitas a locais que envolvam os assuntos ministrados em sala de aula, poderão trazer pessoas da comunidade para conversar com as crianças e aproximar a escola da comunidade.
Ao final do ano, os docentes montarão um portfólio com os projetos executados em suas unidades escolares e terão a oportunidade de apresentá-los aos demais professores da rede municipal de ensino. “O objetivo desse projeto é trabalhar a cooperação através dos projetos desenvolvidos na escola. Ele é uma ação que vem complementar e enriquecer o trabalho do educador e o aprendizado dos educandos nas escolas”, explicou a responsável pelos projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro.