Mutirão “Movimenta Londrina” encerra nesta sexta-feira (23) ações em Guaravera
O Município leva serviços essenciais para o distrito, com diversas atividades concentradas na praça
Encerra nesta sexta-feira (23) o Mutirão “Movimenta Londrina” no distrito Guaravera. A ação, que teve início nesta quinta-feira(22), está concentrada na praça do distrito, ao lado da igreja católica. As atividades são realizadas em parceria com o governo do Estado, em um mutirão de serviços públicos para atender as principais demandas da comunidade.
Segundo o coordenador da ação, Leandro Rosa, o mutirão esteve nesta semana no distrito realizando diversos serviços, como tapa-buracos, limpeza de vias, capina e roçagem, e neste dois dias as ações se concentram na praça, com doação de mudas de árvores, orientações de saúde e atividades esportivas, oferecidas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), entre outros.
Além dos serviços oferecidos pela CMTU, o distrito também recebe os serviços de desentupimento de bueiros e pequenos reparos, oferecidos pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, que também disponibiliza caminhões e maquinários para ajudar a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para manutenção das estradas rurais.
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está cuidando da poda e erradicação de árvores. Segundo Rosa, os pedidos que foram feitos à Secretaria já estão quase todos concluídos e o cronograma será finalizado amanhã, conforme o esperado. “O mutirão teve uma grande aceitação da comunidade, mas nós esperamos mais gente amanhã na praça, teremos diversas atividades oferecidas pela FEL, orientações e serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar”, informou.
Nas ações, a Sercomtel Iluminação faz a troca e manutenção das lâmpadas da iluminação pública e ornamental, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e outros serviços. O mutirão também conta com os serviços da Guarda Municipal e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
Além disso, por meio da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), a população recebe orientações sobre regularização de contratos, repactuação de dívidas e inscrição na fila da Companhia. Por meio da ONG E-Lixo, é possível fazer o descarte de equipamentos eletrônicos, como televisores antigos, cabos, fios, baterias de celular, placas de computador e outros equipamentos eletrônicos.
Do governo do Estado, participa o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que está fazendo a manutenção das rodovias de acesso ao distrito; a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Fotos: Divulgação