Destaques

Projeto “Literatura na Biblioteca” será retomado na segunda-feira (2)

Biblioteca.ARQUIVO.P

Em 2017 o projeto ajudou muita gente a passar no vestibular da UEL; participaram da iniciativa 259 pessoas

 

Na próxima segunda-feira (2), a partir das 18h30, será lançado, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, pelo segundo ano consecutivo, o projeto “Literatura na Biblioteca”. Toda a população está convidada a participar da iniciativa que trará, até outubro, palestras e encontros, às segundas-feiras, para discutir as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  A Biblioteca fica na rua Rio de Janeiro, 413, centro.

A ação resulta de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os encontros serão conduzidos e mediados por mestrandos e doutorandos do programa de Estudos Literários da universidade.

No primeiro mês, nos dias 2 e 9 de abril, das 18h30 às 20 horas, será trabalhada a obra “Alguma Poesia” de Carlos Drummond de Andrade. No primeiro encontro será promovida uma palestra sobre a obra e, no segundo, um bate-papo.  O projeto é gratuito e para participar basta comparecer na Biblioteca, no horário do encontro, e fazer a inscrição no local.

Segundo a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, com este projeto a biblioteca pública exerce mais uma vez seu papel educativo, cultural e social na cidade de Londrina. “Inclui os jovens, forma leitores críticos e reflexivos e transforma vidas”, ressaltou.

Resultados comprovados – No ano passado, o projeto ajudou muita gente a passar no vestibular da universidade. Participaram da iniciativa 259 pessoas.  Uma das aprovadas foi a Laura Meletti, de 17 anos, que conquistou uma vaga no curso de Direito. Ela participou de 14 dos 20 encontros do projeto. “Fiquei sabendo da iniciativa através de um amigo da escola. Sempre gostei de literatura, mas achei a ideia interessante e resolvi aprofundar meu conhecimento”, disse.

A estudante ressaltou o profissionalismo dos palestrantes, a qualidade das atividades promovidas e contou que sua participação no projeto contribuiu para o seu bom desempenho nos exames. “Foi uma experiência enriquecedora. Os encontros mostraram vários aspectos dos livros que eu não conhecia. Aprendi muita coisa e acertei quase todas as questões sobre literatura”, revelou.

Laura já frequentava a Biblioteca Municipal antes, mas disse que a partir do “Literatura na Biblioteca” passou a enxergar o espaço também como um local de encontros. “Projetos assim são muito importantes. Eles democratizam as discussões e oferecem conhecimento para muita gente que não teria acesso a ele de outra forma”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos