Endemias promove ações educativas de combate ao Aedes e outras endemias
Palestra sobre o mosquito e as doenças provocadas por ele está na programação da pasta para a próxima semana
O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, promove, na próxima semana, ações educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Na segunda-feira (2), das 8h30 às 10 horas, haverá uma palestra em uma empresa localizada na Avenida Brasília, 2.600, para 50 colaboradores.
Na ocasião a equipe do setor falará sobre as doenças provocadas pelo Aedes aegypti, como a dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela, e sobre os escorpiões. Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os colaboradores também assistirão a um vídeo, que aborda a dengue hemorrágica e o zika vírus.
“Será levada ainda a exposição do ciclo evolutivo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto. Nosso objetivo é alertar os trabalhadores sobre a importância da prevenção no combate às endemias”, frisou. Os participantes receberão ainda diversos panfletos, que contém orientações sobre a febre amarela, o Aedes aegypti e os escorpiões.
Na quarta-feira (4), das 8h30 às 10 horas, o setor de Endemias participará de uma reunião no acampamento indígena kaingang, localizado na Avenida Dez de Dezembro. Estarão presentes representantes do acampamento e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo da reunião é discutir sobre a elaboração de uma cartilha que abordará o combate ao Aedes na linguagem kaingang.
Segundo Lucimara, a cartilha é importante para que os indígenas compreendam melhor as informações, já que estarão na linguagem deles. “Já executamos diversas ações educativas no acampamento, como sobre a importância de cuidar do local, recolhendo e armazenando corretamente objetos que podem acumular água e se tornar criadouros para o Aedes, além de outras ações de saúde”, contou.
Agendamentos – Instituições, unidades escolares e empresas que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 8 às 14 horas. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito, de segunda a sexta-feira.




