Projeto Ecocidadão atende escolas municipais de Londrina nesta semana
De 3 a 5 de abril, unidades das regiões norte e leste recebem palestras com temas ambientais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Quatro escolas municipais da área urbana de Londrina receberão as atividades do projeto “Ecocidadão nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Por meio da iniciativa, são realizadas palestras e abordagens educativas sobre temas ambientais voltadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município. Mais de 70 educandos participam dos trabalhos nesta semana.
Nesta terça-feira (3), o encontro ocorrerá na Escola Municipal Pedro Vergara Corrêa, localizada na Rua Antonia Martins de Oliveira, 30, no Conjunto Habitacional Mister Thomas, região leste. Cerca de 8 alunos participam, das 19h30 às 20h30. Na quarta-feira (4), no mesmo horário, participam cerca de 19 estudantes da Escola Municipal Salim Aboriham, no Conjunto Habitacional Luiz de Sá, na região norte. A sede fica na Rua Edson Ricardo Lima, 225. Antes, no período vespertino, das 13h30 às 14h30, a ação contemplará a Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, que fica na Rua Abílio Justiniano de Queiroz, 835, Conjunto Habitacional João Paz, na região norte. No local serão 18 alunos atendidos.
A agenda do projeto continua na quinta-feira (5), quando o atendimento chegará até a Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Júnior, no Conjunto Habitacional Guilherme A. Pires, região leste. Aproximadamente 28 alunos que frequentam a EJA participam do encontro, das 19h30 às 20h30, na Rua Mário Sérgio Carmagnani, 145.
As palestras educativas são ministradas pela equipes da gerência de Educação Ambiental da Sema, e também são feitas em escolas estaduais e outros projetos existentes na cidade.
De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Sema, Cristina Borba, os bate-papos promovido junto aos alunos da EJA em Londrina buscam conscientizar os estudantes quanto à importância da preservação e a valorização do meio ambiente, incentivando o debate e a reflexão. “O projeto irá trabalhar com alguns temas diferentes, sendo que agora o foco está no assunto ‘Queimadas Urbanas’. Outros tópicos já elencados para serem abordados são ‘Limpeza de Calçadas’, ‘Arborização Urbana’ e ‘Maus Tratos de Animais’. As atividades ocorrem em ciclos e, no decorrer do ano, mais temas poderão receber destaque”, informou.
Abrangência – O projeto “Ecocidadão nas Escolas” teve início em novembro de 2017 e abrange todas as escolas municipais de Londrina que trabalham a modalidade da EJA. Em 2018, o trabalho foi retomado no último dia 20 de março e contemplará 33 escolas municipais, de diferentes regiões, com atendimentos pela manhã, tarde e noite. No ano passado, aproximadamente 219 alunos e professores de 11 unidades participaram das ações, que foram direcionadas a escolas da região norte.
Antes de iniciar os debates, cada escola que integra o projeto recebe um material de apoio que serve para orientar a atuação dos professores no tratamento dos temas a serem abordados. Os conteúdos ainda podem ser trabalhados em classe pelos docentes, por meio de diferentes abordagens, conforme o perfil de cada turma. Os professores também recebem formulários da organização do projeto e fazem uma avaliação sobre as palestras.
Ecocidadão – O projeto é fruto de experiências desenvolvidas na gerência de Educação Ambiental da Sema que, no decorrer dos anos, observou em suas atividades, a necessidade de ampliar as discussões e abordagens para conscientizar o maior número de pessoas dentro da comunidade escolar de Londrina. Os atendimentos são realizados de terça a quinta-feira, nas unidades escolares que atendem a modalidade da EJA.
Junto à Gerência de Fiscalização da Sema foi constatada a percepção de inúmeras autuações de fiscalização ambiental, relacionadas a atos infracionais corriqueiros na cidade de Londrina, que podem ser diminuídos e amenizados por meio do processo permanente de educação ambiental.