Distrito de Paiquerê sedia debate sobre revisão do Plano Diretor
Fórum participativo encerra os debates da Etapa 2 do processo de revisão do Plano; foram 10 encontros na área urbana e rural de Londrina
Será realizada nesta quinta-feira (5), às 19 horas, no distrito de Paiquerê, o último encontro do Ciclo de Debates sobre a revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. Toda a comunidade local está convidada a participar da reunião pública para opinar, dar sua visão sobre a região onde vive e destacar quais são suas principais necessidades com relação aos serviços e políticas públicas municipais. A atividade irá ocorrer na Escola Municipal Armando do Rosário Castelo, na Rua Alcina Alves Camargo, s/n.
Essa edição do fórum de participação encerra a agenda de debates referentes à Etapa 2 de Revisão do Plano Diretor Municipal, processo que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Os trabalhos tiveram início no dia 1º de março e esta atividade fechará a grade de 10 encontros que contemplaram todas as regiões da área urbana de Londrina, além de distritos e patrimônios rurais.
Durante as reuniões, os moradores de cada região têm a oportunidade de participar dos debates, se posicionar diante da Prefeitura e contribuir para a sequência do processo de construção de um diagnóstico sobre a realidade de cada área de Londrina, que é o objetivo central da segunda etapa da revisão do Plano Diretor.
Antes disso, na etapa inaugural, houve a apresentação geral do que é este instrumento e a discussão de sua proposta metodológica. Já a terceira etapa servirá para sistematizar as propostas compiladas e as diretrizes que deverão compor o Plano, até a finalização da elaboração do projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal. A lei específica de revisão do Plano Diretor deve ser aprovada até dezembro de 2018.
A gerente de Pesquisa e Plano Diretor do IPPUL, Elisabeth Aparecida Alves, informou que logo após o término da Etapa 2 de revisão, a equipe do Município fará a síntese das demandas levantadas durante os fóruns para elaborar um relatório que servirá de base para o começo da terceira etapa de trabalhos. “As demandas recebidas serão sistematizadas e transformadas em propostas que irão compor a minuta do projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal até setembro de 2018, conforme a previsão”, disse.
Elisabeth ainda ressaltou que a participação durante os ciclos de debates foi muito produtiva e o panorama emitido por parte da comunidade de todas as regiões de Londrina serão de grande valia para a elaboração do novo Plano Diretor, que terá validade para os próximos 10 anos. “Está previsto para a Etapa 3 uma nova agenda de encontros com a comunidade para debater a minuta do projeto de lei do Plano Diretor”, adiantou.
Etapas – O Ciclo de Debates faz parte da segunda fase da revisão do Plano Diretor Municipal de Londrina. Na primeira fase, foi discutida a proposta metodológica, que irá nortear o processo de revisão. Após receber as sugestões da comunidade relacionadas a alterações ou itens a serem adicionados, a nova etapa refere-se ao processo de construção do diagnóstico, que inclui a fase de debates. Haverá, ainda, um terceiro momento para organizar as propostas e diretrizes do Plano Diretor, até que este seja totalmente concluído com a formalização do projeto de lei.