Prefeito participa da inauguração oficial do Colégio da Polícia Militar em Londrina

A solenidade contou com a presença do governador Beto Richa, que anunciou mais três unidades no Paraná
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou na tarde desta quarta-feira (4) da inauguração oficial do 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná, com sede no município de Londrina. A solenidade contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, que realiza na cidade sua última viagem oficial antes de deixar o cargo. A unidade local é a primeira do interior do Paraná e funciona no antigo Colégio Estadual São José, localizado no Jardim Leonor. Durante a cerimônia, o governador anunciou que mais três unidades devem ser implantadas nas cidades de Pato Branco, Cornélio Procópio e Cascavel, sendo que a autorização está prevista para ser assinada nesta quinta-feira (5).
O Colégio da Polícia Militar, em Londrina, começou a funcionar em 19 de fevereiro deste ano. O currículo e os professores que atuam no local são vinculados à Secretaria Estadual de Educação, porém a gestão é feita pela Polícia Militar. No local é oferecido ensino médio e fundamental. As aulas são ministradas por 27 professores, tendo quatro militares no corpo docente.
Ao todo são 362 alunos, sendo que destes 120 entraram por meio de concurso, realizado no dia 21 de janeiro. Os estudantes que já estudavam no local, puderam escolher entre ficar ou ir para outra escola.
Na solenidade, o prefeito Marcelo enfatizou aos jovens estudantes do Colégio e às famílias presentes que a instituição recém criada vem para agregar ao município, sendo um espaço que preza pela qualidade do ensino, proporcionando aos alunos todas as condições de se tornarem cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. “Os bons ensinamentos, valores e princípios são o bem mais precioso que qualquer ser humano pode ter e ninguém pode tirar isso de nós. Cumprimento toda a comunidade da região oeste e tenho certeza que esta instituição, que já possui uma história de tradição na capital do Estado, irá prosperar em nossa Londrina”, frisou.
Marcelo também agradeceu, em nome da Prefeitura, ao governador Beto Richa por todas as medidas, investimentos e parcerias para aquisição de recursos pelo governo estadual em sua gestão. Além disso, ainda anunciou que está sendo finalizado um convênio envolvendo o Município, Governo do Paraná e Polícia Militar para viabilizar o fornecimento gratuito de uniformes aos estudantes do Colégio da Polícia Militar em Londrina.
Por sua vez, o governador Beto Richa lembrou ao público que fez sua vida escolar em Londrina e disse que o
poder transformador da educação na vida dos cidadãos é o principal fator de desenvolvimento humano e construção de uma sociedade melhor. “A formação adequada significam a emancipação social e humana aos jovens cidadãos, pois o nosso maior patrimônio certamente é o conhecimento. Tudo melhora quando a educação vai bem. E ao visitar e conhecer o Colégio da Polícia Militar fica evidente que ali há uma disciplina diferenciada, um local de autoestima elevada e alegria no aprendizado, que forma cidadãos com ética, moral e civismo. Os pais e alunos sempre ressaltam o orgulho que sentem ao ver a mudança de comportamento de seus filhos em casa e diante de seus colegas de escola. Por isso, Londrina só tem a ganhar”, afirmou.
Para a secretária de Estado da Educação, Ana Seres Trento Comin, a inauguração do colégio foi uma grande conquista da comunidade que envolveu solicitações das lideranças, munícipes, de prefeitos e deputados, pais e familiares, além dos próprios alunos. “Com a mobilização e a articulação da Educação estadual, segurança pública, Polícia Militar e a determinação do governador Beto Richa viabilizamos este espaço que é o segundo Colégio Militar do Paraná, sediado em Londrina. Temos hoje neste local mais de 360 alunos, mas a estrutura comportará, em breve, turmas até para o período noturno, para atender outras centenas de estudantes do ensino fundamental e médio, Já temos fila de espera e, a partir do ano que vem, o número de alunos será ampliado”, anunciou.
A solenidade ainda contou com apresentações dos alunos e homenagens a professores e autoridades militares e políticas de Londrina. Entre os presentes, além de pais, alunos e membros da comunidade, estavam o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis; o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; os deputados estaduais Tiago Amaral e Alexandre Curi e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Cláudio Tedeschi.
Fotos: Vivian Honorato




