Mutirão do Cadastro Único atende regiões norte e sul neste sábado (7)
Cerca de 240 famílias devem ser atendidas no CRAS Sul B e CRAS Norte B; objetivo é agilizar demanda de serviços já agendados do CADÚnico
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realiza neste sábado (7), das 8 às 18 horas, o segundo dia do Mutirão do Cadastro Único em Londrina. Dessa vez, os atendimentos irão ocorrer nas unidades do CRAS Sul B e CRAS Norte B. A iniciativa tem como finalidade atender a demanda de famílias que já possuem agendamentos relacionados a serviços do Cadastro Único (CADÚnico), por meio do qual a população tem acesso aos programas sociais, serviços e benefícios concedidos junto ao Governo Federal.
Para agilizar os trabalhos, o mutirão está abrindo datas extras, aos sábados, com horário ampliado para receber a população. A ação teve início no último dia 24 de março, quando cerca de 170 famílias procuraram pelos serviços. Para a próxima atividade, a previsão é que cerca de 240 famílias sejam atendidas ao todo, com média de 120 atendimentos em cada um dos Centros. Mais de 20 servidores estão mobilizados para prestar os serviços neste dia. Apenas no mês de abril, o número de atendimentos está estimado em cerca de 500.
O CRAS Sul B fica localizado na Rua Lírio dos Vales, 59, no Parque das Indústrias. O endereço do CRAS Norte B é Lino Sachetin, 524, Conjunto Luiz de Sá.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, o resultado do primeiro sábado de mutirão foi excelente e atendeu às expectativas, com atendimentos organizados e sem tumultos, satisfazendo os munícipes. “A ideia do mutirão surgiu após entendermos que era importante oferecer à população um horário diferenciado para poder atualizar a situação cadastral do CADÚnico. Assim, está sendo possível antecipar atendimentos que estavam marcados para maio e junho deste ano, por exemplo”, explicou.
Nádia contou que os grupos de servidores, todos devidamente capacitados para fazer este serviço exclusivo, foram organizados em prol dessa iniciativa e cada CRAS está preparado para dar suporte ao cidadão. “Mais de 3 mil pessoas devem ser atendidas até o final do mutirão, que ocorrerá até junho deste ano”, salientou.
A gestora do Cadastro Único e Bolsa Família pela Secretaria de Assistência Social, Cláudia Renata Fávaro, frisou que é importante que as famílias com horário agendado nos mutirões realmente compareçam no dia marcado e levem toda a documentação necessária para a efetivação dos serviços que estão solicitando. “Previamente, a Prefeitura entra em contato com as famílias para antecipar as datas de atendimento, visando agilizar os processos e beneficiar os cidadãos”, frisou.
Ao ingressar no sistema nacional do CADÚnico, os cidadãos tem a oportunidade de solicitar benefícios e acesso a programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Luz Fraterna, Programa do Leite, tarifa social de água e energia elétrica, transporte coletivo, entre outros. Cerca de 45.346 famílias de Londrina estavam cadastradas na base do Cadastro Único até janeiro de 2018.
Atendimento diário – Os cidadãos que têm interesse nos atendimentos do Cadastro Único e não estão com agendamentos marcados podem comparecer diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas unidades do CRAS em Londrina.




