Destaques

Município lança curso de confecção e vestuário em Lerroville

costura.lerroville.VP

Prefeito Marcelo Belinati participa do evento, no qual as alunas conheceram as instalações, professores e tiveram o primeiro contato com as máquinas

 

costura.lerroville.V2Começaram, nesta segunda-feira (16), as aulas do curso de confecção e vestuário que será ministrado no distrito de Lerroville. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Londrina, por meio das Secretarias do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), de Educação e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar). Após a solenidade, as alunas – todas moradoras do distrito – foram apresentadas aos professores e conheceram as instalações e as máquinas de costura nas quais terão a formação profissional.

As aulas serão na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, no distrito, e a turma será composta por 17 alunas, que é a capacidade máxima do espaço após as adequações realizadas pela Prefeitura e a instalação dos equipamentos cedidos pelo Sivepar. Durante o curso, que será ministrado pelo Senai e terá duração de 160 horas, as moradoras contarão com o apoio da SMTER nas atividades e também serão orientadas tanto na busca pelo microcrédito para o início de atividade empreendedora, quanto na busca pela inserção no mercado de trabalho

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou que a viabilização do curso é apenas uma das várias benfeitorias que serão feitas. “Nós arrumamos a casa em 2017. Tomamos as medidas necessárias para equilibrar as contas, corrigir os rumos da cidade e agora vamos colher os frutos. Os distritos ficaram muitos anos sem receber a devida atenção e estamos mudando isso. Esse curso é um exemplo. Outra demanda antiga de Lerroville, que é a construção da creche, será iniciada ainda em 2018. Uma série de ações será tomada para melhorar os nossos distritos”, informou.

Belinati ainda elencou conquistas recentes na área de educação. “Começaremos, provavelmente até o final deste mês, a distribuir os uniformes escolares para todas as crianças da rede municipal. Estamos reestruturando as ações da educação, aumentamos o auxílio para os professores que dão aula no distrito, melhoramos nossa merenda e estamos buscando recursos federais para reformar nossas escolas. São ações estruturantes para a educação da cidade”, frisou o prefeito.

costura.lerroville.V3O vice-prefeito, João Mendonça, reforçou a importância do curso. “Essa formação trará muitas oportunidades ao distrito. Queremos que todos os distritos se desenvolvam e se fortaleçam, é um projeto de governo. É uma alegria enorme ter participado da concepção desse projeto e ver a comunidade engajada. Tudo em que a comunidade acredita e se envolve para que aconteça, com certeza ganha força e se torna uma ação que vai ficar por muito tempo”, enfatizou.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, comemorou o início do projeto. “Estamos há algum tempo trabalhando essa proposta e buscando parceiros para executá-la. É um projeto piloto, que pretendemos expandir para oferecer a formação para o máximo possível de pessoas. Temos um projeto grandioso para desenvolver nossa missão de qualificar o trabalhador e ampliar suas possiblidades na geração de emprego e renda. Esse curso é mais uma conquista da Secretaria, que vem trabalhando incansavelmente para oportunizar melhores condições ao trabalhador”, disse.

A secretária de Educação, Maria Tereza de Moraes, também exaltou o envolvimento da comunidade. “Com esse curso teremos a presença dos pais e também dos alunos na escola, e isso é importantíssimo para a comunidade escolar. Quero agradecer muito ao gestor do colégio, Álvaro Gonçalves, às professoras e toda a equipe da escola, que acolheram esse projeto, abriram um espaço para abrigar as máquinas e permitiram que esse momento acontecesse. Que seja um ótimo curso para a comunidade”, desejou.

costura.lerroville.V4O coordenador de ensino do Senai, Marcelo Striker, disse que o curso de auxiliar de confecção é o primeiro passo da parceria de 2018 com a Secretaria do Trabalho. ”É uma grande honra para o Senai poder trazer qualificação aqui para o distrito, ainda mais dentro da escola. O ambiente escolar propicia o desenvolvimento em qualquer etapa da vida. Temos outros cursos que irão ser realizados durante o ano e fizemos questão de iniciar aqui em Lerroville. Esse curso tem, além da formação prática, a formação cidadã, que vai oportunizar aos alunos o contato com conceitos de gestão, temas da segurança do trabalho e outros aspectos importantes de um empreendimento”, explicou.

O presidente do Sivepar, Alexandre de Oliveira, pediu às moradoras que aproveitem ao máximo essa oportunidade. “Com muito orgulho o Sivepar faz parte desse projeto. Nosso ramo tem mais de 20 mil postos de trabalho gerados no Paraná. A indústria está aí para absorver a mão de obra. Faça o curso sem faltar, aproveitando cada momento, treinando em várias máquinas. Valorizem esse curso, pois a pessoa que busca se aperfeiçoar se destaca no mercado de trabalho”, aconselhou.

Estiveram presentes na solenidade o vereador Joao Martins, as alunas que compõem a turma do curso de qualificação, a organizadora da turma no distrito, Jéssica Baeza, secretários municipais, os professores do curso, Bianca Baggio e Thelle Amaral, e a comunidade do distrito.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos