Idosos participam de roda de conversa sobre a exposição Movimentos, Luz e Sombras
O artista Edson Massuci vai conversar com os participantes do CCI leste para tirar dúvidas e estimulá-los a desenvolverem mais trabalhos artísticos
Nesta sexta-feira (20), das 14h às 16h, cerca de 20 idosos vão até o Museu de Arte de Londrina participar de uma roda de conversa com o artista Edson Massuci. Ele está expondo três trabalhos no museu, sendo um deles fruto de uma oficina realizada para pessoas acima de 60 anos, do Centro de Convivência do Idoso da Região Leste, a chamada exposição “Movimentos, luz e sombras”. O museu fica na Rua Sergipe, 640.
O grupo visitante é composto por idosos de 65 a 89 anos de idade. Eles participaram da oficina “A arte dá vida”, ministrada por Massuci, onde aprenderam a lidar com jornal e cola. Segundo o artista, os idosos foram tão participativos que até sugeriram inovações para obras, como a colocação de tecido sobre as esculturas. “Eles fizeram um trabalho maravilhoso e agora querem bater um papo comigo. Você não imagina a felicidade que é para eles ver seus trabalhos expostos no Museu. É uma satisfação muito grande para eles e para mim também”, disse o artista.
A Exposição – Na exposição “Movimentos, luz e sombras” estão expostas mais de 50 obras. Cerca de 30 foram produzidas pelos participantes do CCI Leste e as demais são de autoria de Edson Massuci. As produções do artista estão colocadas no chão, já a dos idosos estão em bancos, no alto, sugerindo uma homenagem aos iniciantes.
A população pode ver as obras no Museu de Arte até o dia 4 de maio, das 13h às 18h. A exposição traz esculturas produzidas em papel de jornal e cola, em que com os movimentos de luzes e do vento elas se mexem e são projetadas na parede. Elas estão expostas desde o dia 8 de março e fazem uma homenagem às mulheres.
Além delas, o artista têm outros trabalhos expostos, sendo um chamado “Minha Vida Pantanal” (no térreo); outra é uma instalação no teto do museu em cima da rampa de acesso ao primeiro piso, com 16 máscaras de mulheres que se movimentam com o vento. No mesanino, estão expostos os trabalhos com jornal e cola e telinhas de antenas parabólicas. Além desses, no primeiro piso foram colocadas esculturas com a telas de antenas parabólicas como a do Sagrado Coração de Jesus (padroeiro de Londrina) e da Primavera com os sete beija-flores em torno de uma flor.