Exposição busca conscientizar sobre a prevenção de doenças
Iniciativa é uma maneira lúdica de informar a população. Secretaria de Saúde divulgou os números da dengue
O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido uma série de atividades educativas, com o objetivo de informar e prevenir a população sobre diversas doenças. Uma delas se refere a exposições, onde são levados os mostruários dos vetores causadores das doenças. No caso da dengue, é disponibilizado o larvário do Aedes aegypti, que contém as fases do mosquito, além do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião.
Nestas ações a população também recebe informações sobre a leishmaniose. Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, a exposição é uma forma de chamar a atenção da comunidade, despertando a curiosidade e, consequentemente, de transmitir informações de maneira lúcida. “Assim, conseguimos mostrar o que vai além do que está escrito no papel e nos panfletos. Nestas ações percebemos que muitas pessoas não conhecem os vetores das doenças e elas se interessam em tomar maiores cuidados para evitá-las a partir destas informações”, destacou.
Nesta semana, haverá exposição de endemias no mutirão de serviços Movimenta Londrina, que irá ocorrer nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no Conjunto Armindo Guazzi. O ponto de encontro para os trabalhos é na Avenida São João, 4.321, quase em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro.
A exposição de endemias será montada das 8h30 até as 17 horas. A intenção é informar aos alunos do bairro e a comunidade sobre como se prevenir das doenças, reforçando, por exemplo, os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya, zika vírus e a febre amarela.
A ação também será feita no Mutirão de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Amparo, que acontecerá nesta sexta-feira (20), das 8 às 12 horas, na Escola Municipal Elias Kauam, localizada na Rua Maria Garcia Lopes, 178, região leste. O público-alvo são os alunos e os moradores do bairro.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (18), o resumo semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.206 notificações relacionadas à doença. Deste total, nove casos foram confirmados, 777 descartados e outros 420 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.