Destaques

Secretaria de Educação contrata assistentes de alfabetização

Profissionais vão trabalhar no Programa Mais Alfabetização, do governo federal, que visa apoiar os professores na alfabetização do 1° e 2° anos

mais.alfabetização.ARQUIVO.P

A Secretaria Municipal de Educação vai contratar assistentes de alfabetização para trabalharem no Programa Mais Alfabetização. A intenção é que eles ajudem aos professores das unidades escolares durante as atividades de ensino à leitura, escrita e matemática, de crianças dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O objetivo desta contratação é preencher a carga horária em 325 turmas da área urbana e rural, sendo que cada profissional poderá trabalhar de 4 a 20 horas semanais. Para isso, os assistentes poderão atuar em uma ou mais escola, chegando ao máximo de quatro unidades escolares. Eles receberão o valor de R$ 150,00 mensais por cada turma, podendo chegar a R$ 600,00 por mês, visto que se trata de um programa voluntário do governo federal, em que o valor pago é para a ajuda de custo e transporte.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, esse programa governamental envia os recursos financeiros diretamente para as escolas, que repassam aos voluntários. A intenção é trazer mais voluntários para dentro das unidades escolares. “Os assistentes vão ajudar os professores em sala de aula através desse programa voluntário, que é inovador e para o Município é muito bom, porque traz mais pessoas para ajudar na educação”, disse.

Caberá ao assistente ajudar os professores em sala de aula, participar do planejamento das atividades com coordenação escolar, acompanhar o desempenho das crianças, apresentar relatórios das atividades prestadas, fazer o cadastro de novas atividades pedagógicas e realizar as formações indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições – A inscrição acontecerá na próxima segunda-feira (7), das 8h às 14h, nas Escolas Municipais Nara Manella (região norte), José Garcia Villar (Leste), Carlos Dietz (Oeste), Maria Carmelita Vilela Magalhães (Centro) e na Moacyr Camargo Martins (norte). Em cada um dos pontos da zona urbana haverá de 10 a 12 escolas daquela região em que o profissional poderá escolher trabalhar. Ao todo, estarão à disposição dos professores 67 unidades escolares da zona urbana e rural.

Por isso, a Secretaria de Educação solicita que os interessados procurem a unidade localizada na região na qual desejam trabalhar, por exemplo, se preferir trabalhar em uma das escolas da região leste, o professor deve ir até a José Garcia Villar.

Para os professores que são da zona rural, a inscrição também acontecerá na segunda-feira (7), das 8h às 14h, na sede da própria escola rural. Os interessados poderão procurar as Escolas Municipais Armando do Rosário Castelo (Paiquerê), Bento Munhoz da Rocha Netto (Lerroville), Edmundo Odebrecht (Warta), Francisco Aquino Toledo (São Luiz), John Kennedy (Guaravera) e Vitório Libardi (Guairacá).

Durante a inscrição haverá uma comissão da Secretaria Municipal de Educação que realizará a análise dos documentos apresentados. Os habilitados e inscritos receberão o comprovante de inscrição e a data da primeira formação, além da carta de apresentação para a escola.

Documentos necessários – Para se inscrever é preciso ter no mínimo 18 anos e formação de nível médio completo em magistério. A pessoa interessada também pode estar cursando ou possuir curso de graduação em Pedagogia ou em licenciaturas. Todos precisam ter noções de informática básica. Caso, seja constatada a ausência dessas noções durante o exercício das atividades, o profissional será desligado do programa.

É preciso ter em mãos a ficha de inscrição preenchida; cópia e original da carteira de identidade (RG), do CPF, de um comprovante de residência, do certificado de magistério e do diploma para os candidatos que têm graduação ou histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula da universidade (caso ainda estejam se graduando).

Seleção – A seleção será realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, onde a ordem de classificação será definida pela ordem de chegada ao local das inscrições. O edital completo com as informações sobre a contratação está disponível na página da Secretaria de Educação, através do link https://goo.gl/JDrxwv. Os interessados também podem sanar suas dúvidas na Secretaria de Educação pelo 3375-0100 ou 3375-0276.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos