Cidade

Comitê de Aleitamento debate orientações para saúde bucal dos bebês

Palestrante falará sobre a influência da saúde bucal para o desenvolvimento estomatognático, maxilar, mandibular e da face dos bebês

 

Nesta quarta-feira (9), a partir das 14 horas, o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) vai realizar seu quarto encontro deste ano. A reunião será no Centro Pastoral, localizado na Rua Dom Bosco, 145, no Jardim Dom Bosco. Os profissionais da saúde vão debater sobre o guia de orientação para a saúde bucal nos primeiros anos de vida.

Para tratar do assunto, foi convidada a doutora e mestre em Odontopediatria, Leila Maria Cesário Pereira Pinto. Ela é professora da residência em Odontopediatria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e cirurgiã dentista da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), além de ser membro da equipe elaboradora do Guia de Orientação do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR).

Durante a reunião, Leila apresentará as mudanças ocorridas no guia orientativo desde seu primeiro lançamento, em 2008. O documento trata sobre o aleitamento materno exclusivo e complementar, os hábitos de sucção dos bebês, o uso de mamadeiras e chupetas, e a importância da higiene bucal. Estas recomendações foram elaboradas pela Associação Brasileira de Odontopediatria e a Sociedade Paranaense de Pediatria.

“É um trabalho realizado em conjunto, que foi atualizado e está enfocando o aleitamento materno. São informações importante para todos da área da saúde e que influenciam o desenvolvimento estomatognático, maxilar, mandibular e da face dos bebês; consequentemente afeta a fala, a mastigação e a respiração nasal adequadas e o desenvolvimento uniforme da dentição”, explicou a odontopediatra.

Tendo em vista a importância da saúde bucal dos bebês, as recomendações serão repassadas aos funcionários que trabalham na área da saúde para que se estabeleça um intercâmbio de informações entre eles. O novo Guia de Orientação para a Saúde Bucal foi lançado no final do ano passado e este mês o CRO/PR deve entregá-lo aos profissionais de saúde.

Atualmente, integram o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina 22 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, tanto públicas, quanto privadas e filantrópicas, como maternidades municipal, filantrópicas e particulares, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades e profissionais autônomos. Também participam grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos