Cidadão

Escritor paranaense Cristóvão Tezza ministra palestra no Londrix

O autor também irá lançar e autografar o livro “A tirania do amor”. Durante todo o dia haverá programação para o público de todas as idades

 

londrix.programação.DPO Festival Literário de Londrina (Londrix) prossegue com a programação nesta quarta-feira (9). A principal atração do dia será a palestra “A Leitura como Experiência de Vida”, ministrada pelo escritor paranaense nacionalmente consagrado Cristóvão Tezza, que também é autor do livro “O Filho Eterno”, solicitado no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 2017 e 2018. Será no Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, localizado na Rua Benjamin Constant, 900, às 19h30.

Na palestra, ele abordará como a leitura entrou em sua vida e marcou território em sua vocação para o mundo das letras e fará a reflexão com o tema “Os livros possuem a capacidade de transformar a vida do leitor?”. No mesmo dia, Cristóvão Tezza irá lançar e autografar o livro “A tirania do amor”.

A diretora do Festival, Christine Vianna, disse que o Londrix visa divulgar a literatura e a leitura de forma geral. “Temos investido em projetos de extensão, como o Sarauzinho, o Dedo de Prosa, e o Encantamentos Poéticos, voltados para o público da terceira idade. Também trazemos autores de fora de Londrina e da cidade, para discutir questões pertinentes à literatura”, contou.

Ainda na quarta-feira (9), mais cedo, também no Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, o Londrix trará programação variada, para as crianças e o público em geral. À tarde, às 15 horas, haverá o tradicional “Sarauzinho”, que reúne contação de histórias e número de palhaços. O projeto trabalha a tradição da transmissão de conhecimentos através da oralidade, como a contação de histórias e as esquetes clássicas de palhaços do circo nacional. As ações são apresentadas de forma lúdica e sensível às novas gerações.

Às 18h30, no mesmo local, as escritoras Mira Roxo e Ligia Sokolowski estarão autografando o livro “A nossa escolha – Uma escola em verso e reverso”. Lançado em novembro do ano passado, a publicação relata a vivência dos quase 40 anos da escola SETA (Sensibilização, Educação, Trabalho, Atualização), estabelecimento de ensino reconhecido nacionalmente como experiência inovadora.

Na programação de quarta-feira consta ainda a performance “Prelúdios”, encenada pelo professor e artista Leandro Benevides. Será às 19 horas, também no Museu Histórico Pe. Carlos Weiss. O monólogo aborda a insanidade dos momentos de paixão e términos de relacionamentos. O artista explora o corpo em um texto poético, relacionando os olhos, os braços, a boca, os cabelos, a mente, o coração, todos harmônicos em uma estrutura narrativa atemporal, como é o amor, sem começo, sem meio e sem fim, se eternizando na memória.

Sobre o Festival – A 14ª edição do Festival Literário de Londrina está sendo realizada de 7 a 12 de maio. O objetivo é promover debates literários, levando poesia e prosa para públicos que vão da infância aos idosos. A iniciativa é realizada pelo grupo Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), com patrocínio Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos