Programa Mais Alfabetização preenche todas as vagas e forma cadastro de reserva
Número de interessados superou as expectativas da Secretaria de Educação e com eles será possível preencher a carga horária em 325 turmas da área urbana e rural
Número de interessados superou as expectativas da Secretaria de Educação e com eles será possível preencher a carga horária em 325 turmas da área urbana e rural
Na manhã desta terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação divulgou o balanço dos profissionais inscritos no Programa Mais Alfabetização. Ao todo, 307 pessoas se inscreveram, sendo que 93 foram contratados e vão atuar no apoio aos professores na alfabetização do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Outros 214 estão na lista de espera, formando o cadastro de reserva. Os profissionais começarão os trabalhos no dia 4 de junho, por meio de uma formação e a partir do dia 5 de junho estarão em sala de aula.
O número de interessados superou as expectativas da Secretaria de Educação e com eles será possível preencher a carga horária em 325 turmas da área urbana e rural. “Bastante gente se interessou pelo programa e ontem, antes das 8 horas da manhã, já havia escolas onde mais de 30 pessoas formavam a fila para se inscrever. Com isso, conseguimos preencher o número de professores necessários para todas as regiões da cidade e ainda formamos um cadastro de reserva, para caso haja desistências”, explicou a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariângela Bianchini.
Cada profissional inscrito poderá trabalhar de 4 a 20 horas semanais, podendo atuar em uma ou mais escola, chegando ao máximo de quatro unidades escolares. Eles receberão o valor de R$ 150,00 mensais por cada turma, podendo chegar a R$ 600,00 por mês, visto que se trata de um programa voluntário do governo federal, em que o valor pago é para a ajuda de custo e transporte.
A intenção é que eles ajudem aos professores das unidades escolares durante as atividades de ensino à leitura, escrita e matemática, de crianças dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. Caberá ao assistente ajudar os professores em sala de aula, participar do planejamento das atividades com coordenação escolar, acompanhar o desempenho das crianças, apresentar relatórios das atividades prestadas, fazer o cadastro de novas atividades pedagógicas e realizar as formações indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC).
Este é um programa em que o governo federal envia os recursos financeiros diretamente para as escolas, que repassam aos voluntários. As inscrições foram realizadas nesta segunda-feira (7), das 8h às 14h, em sede de cinco escolas municipais da região urbana e de seis da zona rural. Durante a manhã, uma comissão da Secretaria Municipal de Educação realizou uma análise dos documentos apresentados, visto que poderiam se inscrever pessoas maiores de 18 anos, com formação de nível médio completo em magistério, que estão se graduando ou que já possuem curso de graduação em Pedagogia ou em licenciaturas. O edital com todas as informações sobre a contratação está disponível na página da Secretaria de Educação, através do link https://goo.gl/JDrxwv, e dúvidas podem ser sanadas na Secretaria de Educação pelo 3375-0100 ou 3375-0276.