Cidade

“Viver o presente” é tema de palestra no CCI Leste

Intenção é mostrar aos idosos que é necessário ter atenção naquilo que se sente e pensa, mesmo durante a execução de tarefas simples da rotina

Atividade é gratuita e voltada para os idosos de Londrina; não precisa fazer inscrição prévia

Na próxima segunda-feira (21), às 14 horas, será realizada uma palestra gratuita voltada a pessoa de 60 anos ou mais, com o tema “Viver o Presente”. Será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Leste, na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. A ação será realizada em parceria com a Unimed Londrina e a palestra será ministrada pelo psicólogo Filipe Martins. Não é necessário fazer inscrição.

Segundo o psicólogo Filipe Martins, a palestra abordará a importância de viver o momento atual. “O passado já se foi e o futuro ainda não chegou, então só temos como viver o agora, por isso é importante falar sobre ele. Este tema já foi ministrado em outra atividade, no CCI Oeste, e a aceitação dos idosos foi muito boa. Todos entrosaram muito e agora a ação se repete, mas no CCI Leste”, explicou.

O psicólogo contou que os participantes receberão informações sobre o “mindfulness”, uma prática milenar de meditação, conhecida em português como “Atenção Plena”, que permite prestar atenção no momento presente, estando consciente e vigilante. “Essa técnica tem proporcionado muitos benefícios comprovados, relacionados à redução de pressão alta, normalização de batimento cardíaco, redução de estresse, entre outros. Com as informações que serão repassadas, os idosos poderão executar a prática diariamente, em suas casas”, apontou.

De acordo com o gerente de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso, Cleir Brandão, a iniciativa faz parte do grupo Qualidade de Vida e Cidadania, que promove encontros semanais, sempre com temas voltados à saúde, cidadania e bem-estar desta população. O grupo conta com parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que disponibiliza profissionais como médicos, psicólogos e educadores físicos, para dar orientações aos idosos. Além disso, nestes encontros, os participantes têm acesso à programação dos Centros de Convivência.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos