Escola municipal celebra seus 50 anos com selo comemorativo
Evento marca o início da programação especial da Escola Municipal Norman Prochet, fundada em 1968
A Escola Municipal Norman Prochet realizou, na manhã desta quinta-feira (17), o lançamento do selo comemorativo pelos 50 anos da unidade. O símbolo foi desenvolvido por meio de uma parceria da escola com a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (INTUEL), unidade da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC). O evento marca também o início da programação especial que a unidade terá no decorrer do ano.
Segundo a diretora da escola, Margarida Cândida Silva Lopes, o selo desenvolvido teve como base a cultura da escola. “Ele possui as nossas cores, e conta com três figuras humanas estilizadas representando os ícones essenciais do cotidiano escolar, que são os funcionários, alunos e a comunidade. Foi tão bem recebido que há pedidos para que ele se torne a nova logomarca da escola”, contou.
Margarida credita o sucesso da unidade à forte parceria do corpo escolar. “Temos uma comunidade extremamente participativa; os alunos são muito dedicados ao estudo, e contamos com excelentes servidores, professores e funcionários. Tudo isso faz com que a nossa escola seja de ponta”, frisou.
A cerimônia de lançamento do selo teve ainda uma homenagem à família Prochet, representada pelo neto do patrono da escola, o vereador Felipe Prochet. “O evento de hoje (17) é apenas uma das muitas atividades em comemoração aos 50 anos da escola. Temos esse projeto que foca na família Prochet, e observamos que eles são muito empreendedores, e marcaram o início da nossa cidade. Com essa vertente, estamos trabalhando com as crianças um projeto que mescla horta comunitária e empreendedorismo”, disse Margarida.
A diretora contou que os próprios alunos e familiares estão montando a horta, participando da preparação da terra e plantio das verduras. “Os alunos produzem o próprio adubo em uma composteira, utilizando resíduos dos lanches e alimentos. E ao final do projeto, o que eles colherem será doado para uma entidade social, trabalhando valores como a solidariedade”, citou.
Além da horta comunitária, outros eventos serão promovidos pela escola no decorrer do ano, como a feira das Nações, em junho, e a feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), fruto de parceria da Prefeitura com o Sebrae/PR. Para o final do ano, um musical está sendo preparado, para contar através do teatro a história da família Prochet e também da cidade de Londrina. “Cerca de 700 pessoas devem comparecer, são os nossos alunos que irão se apresentar, e estamos nos preparando com muitas parcerias para fazer deste um grande evento”, adiantou Margarida.
Dentre as autoridades presentes, participaram da solenidade desta quinta-feira (17) os vereadores Ailton Nantes, Péricles Deliberador, José Roque Neto, Eduardo Tominaga e Jairo Tamura; o diretor da AINTEC, Edson Miura; o gerente da Caixa Econômica Federal, João Marcelo da Costa; a presidente do Conselho Escolar, Patrícia Dalto, e o presidente da Associação de Pais e Mestres, Cristiano Andrade. Ex-diretores e professores da unidade, e gestores de outras escolas municipais também compareceram ao evento.
Parceria – De acordo com a gerente da INTUEL, Bruna Ferrari Coelho, o selo comemorativo foi desenvolvido dentro da parceria da agência com a escola. “Durante uma reunião para discutirmos sobre a oficina de comunicação que iremos realizar com os alunos da escola, foi sugerida a proposta do selo, e nos oferecemos para elaborá-lo”, explicou.
O estagiário de Design da INTUEL, Brunno Sampaio, foi o responsável pelo projeto, que representa, com o desenho de um lápis, os três personagens que formam a unidade escolar. “A proposta foi apresentada e a escola aprovou, pois o selo conseguiu reunir os ícones que são os alunos, a comunidade externa e os funcionários da escola, entrelaçados e unidos sobre a educação”, citou.
Além do selo comemorativo, a INTUEL irá iniciar, na terça-feira (22), a oficina de comunicação com alunos do 5º ano. “Eles vão aprender a produzir um programa de rádio, com a colaboração da Rádio Universidade FM. A ideia é que eles participem bastante da produção, aprendam a questão da comunicação, e coloquem a mão na massa”, detalhou a gerente da INTUEL.
Sobre – A Escola Municipal Norman Prochet foi fundada em 6 de outubro de 1968. Situada na Rua Sucre, 64, Parque Guanabara, a unidade possui 360 alunos matriculados, em turmas do 1º ao 5º ano.