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Escola Eugênio Brugin realiza prática restaurativa com alunos

Intenção é explicar para os estudantes, de forma lúdica, a importância de se agir com atitudes respeitosas, solidárias, generosas e empáticas para com os demais

Intenção é explicar para os estudantes, de forma lúdica, a importância de se agir com atitudes respeitosas, solidárias, generosas e empáticas para com os demais

A fim de sensibilizar os alunos em prol da promoção de uma sociedade mais justa, pacífica, inclusiva e solidária, a Escola Municipal Eugênio Brugin vai realizar nesta sexta-feira (25), das 8h às 10h, uma prática com os princípios da Justiça Restaurativa. A unidade escolar que fica na Rua Jorge Ribeiro, 163, no Conjunto São Lourenço, na zona sul da cidade.

O objetivo é fazer com que os estudantes entendam a responsabilidade de cada um enquanto ser humano envolto por valores, atitudes e padrões de comportamento e possam, através desse conhecimento, se portar em busca da paz e não do conflito, de brigas ou intrigas. A expectativa é que eles entendam, de forma lúdica, a importância de se agir com atitudes respeitosas, solidárias, generosas e empáticas para com os demais, seja na escola, em casa, no bairro ou na cidade, levando esse conhecimento para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Ao todo, cerca de 50 alunos, de duas turmas de 5º ano, vão participar do projeto chamado Trilha da Paz, organizado pela ONG Londrina Pazeando e Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ). O projeto engloba diversas atividades, sendo que a primeira será a transmissão de um vídeo sobre a importância da cultura de paz. Em seguida, será aberto um círculo restaurativo para os alunos. A professora será a facilitadora da atividade, oferecendo o “objeto da palavra” para as crianças. Assim, enquanto uma criança está com o objeto em mãos, todas as demais devem respeitá-la e ouvi-la. Durante o círculo, todos os integrantes têm direito à fala.

A intenção é que as crianças possam falar sobre os sentimentos que têm sobre o tema ou valor determinado pela facilitadora. “Essa prática é muito importante, porque, às vezes, o único lugar onde a criança será ouvida e terá atenção é na escola, pois alguns sofrem abandono afetivo e emocional. Assim, quando realizamos o círculo, a criança tem a oportunidade de falar sobre seus sentimentos e se colocar no lugar do outro, conhecendo-o e respeitando-o”, explicou a auxiliar de período e facilitadora da prática, Janaina Neves.

Após a prática do círculo, os alunos vão participar do jogo Trilha da Paz, em grupos de 4 a 5 crianças. Eles vão jogar os dados com inscrições do “Manifesto 2000 – por uma Cultura de Paz e Não-Violência” estabelecido pela UNESCO. Nele são tratados seis pontos: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.

Assim, conforme o lado selecionado do dado, as crianças irão refletir sobre um dos princípios pela paz, que pode ser, por exemplo, sobre respeito à vida e ouvir para compreender o outro. Nelson Mandela, Dalai Lama e Joseph Rotblat foram uns dos primeiros a assinarem este Manifesto, durante a solenidade dos 500 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ocorrida em Paris.

Esta será a segunda escola de Londrina a receber a prática. A primeira foi realizada com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Vani Ruis Viesse, localizada no Conjunto São Lourenço, na zona sul da cidade. As práticas da Justiça Restaurativa vêm sendo estimuladas nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

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Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

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