Destaques

Saúde mobiliza a população em trabalhos de prevenção e combate à dengue

Dengu.e.ILUSTRATIVA.P

Regiões mais infestadas pelo mosquito Aedes aegypti recebem trabalhos educativos; números da dengue foram divulgados nesta quarta-feira (23)

 

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando os trabalhos de conscientização junto à comunidade para a prevenção e combate à dengue e outras endemias. Além das visitas de rotina aos imóveis, a Coordenação de Controle de Endemias vem dando atenção especial às áreas da cidade que hoje apresentam os índices mais altos de infestação do mosquito Aedes aegypti.

A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, disse que a intenção é intensificar os atendimentos em diferentes regiões de Londrina, que recebem abordagens educativas e eventos como palestras, mutirões e visitas a escolas, CMEIs, condomínios, empresas e entidades. “Trata-se de um trabalho permanente e de grande importância para evitar riscos de epidemia de doenças. A partir da semana que vem daremos início a uma nova bateria de atividades educativas.”, informou.

Lucimara ainda comentou que a Secretaria de Saúde está com agentes de endemias fazendo orientações em cerca de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “A ideia é conscientizar os usuários das unidades e a comunidade nessas localidades com situação mais grave quanto à dengue”, completou.

A mobilização mais recente ocorreu ontem (22), com uma passeata no Jardim São Jorge, na região norte. Na atividade, mais de 50 alunos do projeto Viva a Vida foram acompanhados pelos agentes de endemias do Município para entregar materiais informativos com orientações aos moradores do bairro. Eles percorreram algumas ruas e falaram sobre os cuidados necessários em quintais e outros locais que possam favorecer a proliferação do mosquito da dengue e o surgimento de criadouros de diversas endemias. Ainda apontaram exemplos de criadouros e como fazer o descarte adequado de lixo.

O Jardim São Jorge é uma área do município onde existe um trabalho permanente de limpeza e educação envolvendo poder público e comunidade para a prevenção e combate a endemias. Mais de 100 caminhões de lixo e entulhos já foram retirados do bairro, desde outubro de 2017, quanto teve início a ação que envolve a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o setor de Endemias do Município e o Projeto Viva a Vida.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (23), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.447 notificações relacionadas à doença. Deste total, 14 casos foram confirmados, 1.085 descartados e outros 348 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos