Escola San Izidro participa de oficinas e atividades na Expo Japão 2018
Crianças do 2º ao 5º ano terão atividades de origami, animes, taikô e palestra sobre cultura japonesa
Alunos da Escola Municipal San Izidro, em Londrina, terão a oportunidade de conhecer mais sobre as tradições da cultura japonesa em uma visita à Expo Japão 2018. No dia 30 de maio, quando tem início o evento, cerca de 200 estudantes do 2º, 3º, 4º e 5º ano participarão de oficinas temáticas e atividades na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a partir das 13h30. A sede social e campestre fica localizada na Rua Major Achilles Pimpão Ferreira, 2.300. Intitulada “O Japão que Inspira”, a ação ocorre em parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), ACEL e organização da Expo Japão.
Durante o passeio, as crianças assistirão a uma apresentação cultural de taikô e depois serão divididas em grupos para participar de várias oficinas, envolvendo práticas populares do Japão, como origami, ikebana, animes e escrita japonesa. Além disso, receberão uma palestra sobre os aspectos culturais do país, apresentada pelo vice-cônsul geral do Japão em Curitiba, Yuma Kobayashi. Os alunos ainda irão percorrer diferentes espaços da ACEL, conhecendo a horta do local e áreas para a prática de esportes tradicionais como o beisebol e o tênis de mesa.
Para a diretora da escola San Izidro, Rosiane da Silva Mendes de Oliveira, o caráter cultural da visita lança os alunos em uma experiência enriquecedora de aquisição e troca de conhecimentos que ajudarão em sua formação escolar e no desenvolvimento como cidadãos. “Também será um momento leve de diversão, com atrações que muitas das crianças ainda conhecem. A visita é uma oportunidade diferente de lazer e vivência, de forma descontraída, junto aos colegas de escola. Eles já aprenderam em sala de aula conteúdos abordados pelas professoras da Biblioteca, que participaram de uma formação para instruí-los”, afirmou.
Por sua vez, a vice-presidente da ACEL e integrante da organização da Expo Japão 2018, Luzia Yamashita Deliberador, disse que todos os anos alguma escola municipal participa da visita ao espaço que recebe o evento. Ela destacou que as crianças sempre se envolvem e gostam de aprender mais sobre as tradições, costumes e a história do Japão. “Trata-se de um dos povos mais influentes na história e desenvolvimento de Londrina, que hoje tem uma comunidade japonesa de cerca de 30 mil pessoas. O conhecimento multicultural é muito importante para que as crianças entendam e respeitem as diferenças de costumes e hábitos entre diferentes povos e nações. É o que sempre buscamos transmitir a elas”, ressaltou.
Luzia também visitou algumas escolas municipais de Londrina para divulgar a Expo Japão e apresentar mais informações sobre o país. “Fomos até algumas unidades escolares, onde centenas de estudantes assistiram a apresentações musicais e de dança, além de palestras com temas relacionados ao Japão. Foram atividades muito gratificantes que levaram alegria às crianças e nos trouxeram satisfação em disseminar ensinamentos, salientando os aspectos positivos e também as dificuldades vividas no Japão”, completou.
A Expo Japão 2018 será realizada de 30 de maio a 3 de junho na sede da ACEL. Trata-se do maior evento de promoção e divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa do Paraná. Com um público estimado em 30 mil pessoas, a Expo Japão 2018 vai celebrar os 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil. Mais informações podem ser conferidas no site www.expojapao.com.br .
O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Londrina, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Governo do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Londrina Convention Bureau e Emater.