Secretaria do Trabalho realiza novas rodadas da Feira de Cursos Técnicos
Além das escolas estaduais que estão ofertando cursos técnicos, o CEEBJA irá fazer inscrições para Jovens e Adultos que querem concluir os estudos
Devido ao sucesso da Feira de Cursos Técnicos nesta semana, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) resolveu organizar mais duas rodadas da Feira. A próxima etapa será nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19. O evento vai se repetir nos dias 25 e 26, já que as aulas, que serão de segunda a sexta-feira no período noturno, começam em julho. Na primeira rodada do evento, 428 pessoas se inscreveram para realizar os mais variados cursos. Além das escolas estaduais que vão ofertar os cursos técnicos, o Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) também estará presente para matricular os interessados em retomar os estudos e conquistar o diploma de educação fundamental e ensino médio. A Feira será no período matutino, das 8h às 12h.
Os cursos são gratuitos e têm duração de um a dois anos, dependendo da escolha do trabalhador. Para realizar a inscrição basta ir à SMTER e levar os documentos pessoais. Os cursos ofertados são: técnico em logística; técnico em administração; técnico em eletrônica; técnico em eletromecânica; técnico em química; técnico em alimentos; técnico em edificações; técnico em nutrição e dietética; técnico em segurança do trabalho; técnico em enfermagem; técnico em meio ambiente; técnico em transações imobiliárias (habilita para ser corretor); técnico em recursos humanos; e técnico em contabilidade.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, destacou a presença do trabalhador na primeira rodada do evento. “Tivemos uma ótima procura. Com um bom trabalho de divulgação a informação chegou ao trabalhador que compareceu em peso. Foram quase 450 pessoas inscritas para fazer um curso técnico e ampliar sua área de atuação só nesses dois primeiros dias. A expectativa é aumentar significativamente esse número com mais duas rodadas. Para o trabalhador que utiliza as redes sociais, fica o convite para curtir a nossa página no Facebook, a SMTERLondrina, para que ele fique por dentro de tudo que a Secretaria realiza, desde os cursos e as vagas de emprego até informações sobre o mundo do trabalho”, aconselhou.
O secretário também reforçou a importância da conclusão de todas as etapas de ensino para estar apto a cursar uma formação técnica. “A grande maioria dos cursos têm como requisito o ensino médio completo, por isso convidamos o CEEBJA para o evento. Assim, o trabalhador que ainda não concluiu os seus estudos e neste momento não poderá se matricular nos cursos técnicos, vai ter a oportunidade de concluir o ensino e numa próxima Feira conseguir essa vaga no curso técnico. Ter o diploma do ensino médio é fundamental para alçar novos voos e construir uma carreira”, explicou Carreri.