Cidadão

Violência contra a Pessoa Idosa é tema de evento em Londrina

Amanhã (15) haverá palestra, mesas-redondas e apresentação em alusão ao dia 15 de junho, dia Internacional de Combate à Violência Contra Idosos

 

idoso.violencia.ILUSTRATIVA.PO Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com as secretarias municipais do Idoso e da Assistência Social, realiza nesta sexta-feira (15), a partir das 13 horas, um evento alusivo ao Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. O encontro terá palestra, mesas-redondas e apresentação cultural, contando com a participação de servidores e profissionais das áreas que trabalham com idosos, coordenadores de grupos e conselheiros. O evento irá ocorrer no auditório do Centro de Pastoral da Arquidiocese Jesus Bom Pastor, na Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco.

A abertura das mesas-redondas terá a presença da secretária municipal de Assistência Social e do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, do promotor de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Miguel Jorge Sogaiar, e da presidente do CMDI, Luciana Ferreira Alvarez.  Depois, serão abordados temas sobre os atendimentos realizados pelas políticas públicas das áreas de Saúde, Assistência Social e Idoso. As apresentações ficarão por conta da diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Josiani Nogueira; da diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka Barbosa; e da coordenadora de Saúde do Adulto da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Juliana Marques.

O público ainda poderá assistir a uma palestra com o psicólogo e coordenador científico do Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica (CEGEN), Arthur E. Vigatto, de Cornélio Procópio (PR). O encontro também terá uma apresentação cultural feita pelo grupo de idosos Nakayoshi, ligado ao CCI Oeste.

Segundo a secretária de Assistência, trazer à tona o tema da violência contra os idosos é uma forma de promover a conscientização e divulgar as ações desenvolvidas pelo Município nesse âmbito. “Mais do que isso, o encontro reforça a lembrança da data internacional, que tem eventos todos os anos, e buscar formas para articular medidas de prevenção e combate a todas as formas de violência contra essas pessoas”, disse.

De acordo com a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka Barbosa, as questões ligadas à violência também foram tratadas junto aos frequentadores dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões leste e oeste de Londrina. “O objetivo é mostrar essa realidade, que infelizmente existe em várias partes, e alertar as pessoas para evitar que situações de violência ocorram. Assuntos como este sempre são trabalhados com os idosos nos centros de convivência”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos