Endemias promove mutirão educativo com crianças na região norte
Objetivo é orientar a comunidade sobre os meios de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, vai promover um Mutirão Educativo no Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Helena Januário, Unidade 1, localizado na Rua Aurélio Buarque de Holanda, 1.050, Parigot de Souza, região norte da cidade. Será nesta quarta-feira (20), das 8h30 às 10h30.
Irão participar da iniciativa 40 alunos na faixa etária de 5 anos. Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os alunos percorrerão em volta da unidade para fazer o reconhecimento de possíveis criadouros, além de entregar panfletos com orientações para os moradores. “Nos panfletos constam informações como: ciclo do mosquito Aedes aegypti, tipos de criadouros e doenças provocadas pelo mosquito, como dengue, febre chikungunya e zika vírus”, contou.
De acordo com Lucimara, os moradoras receberão ainda informações sobre o alto índice de infestação do mosquito, registrado no bairro e também na região, no segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, divulgado no final de abril. A região norte registrou o índice de 5.61% e o Parigot de Souza 12.77%, estando no nono lugar no Top 10, entre as localidades que obtiveram os maiores índices de infestação em toda a região urbana de Londrina.
“Os moradores vão receber ainda orientações sobre como armazenar corretamente o lixo, longe da chuva, já que este é um dos principais locais onde são encontrados focos do mosquito. Também vão aprender sobre a necessidade de vistoriar quintais pelo menos duas vezes na semana, para ver se não há objetos acumulando água”, destacou.
Na quinta-feira (21), das 8h30 às 10 horas, 50 alunos de 3 a 5 anos do CEI Maria Helena Januário, Unidade 2, vão participar de uma palestra e exposição do ciclo do Aedes aegypti, na sede da unidade escolar, que fica na Avenida dos Garis, 450, Chefe Newton Guimaraes, região norte. Além do larvário, serão levados materiais lúdicos, simbolizando alguns tipos de criadouros do mosquito.
Agendamentos – Unidades escolares, empresas e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893, das 8 às 17 horas, ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.