Alunos da Educação de Jovens e Adultos recebem palestra sobre queimadas
Serão abordados os riscos que a prática acarreta à saúde das pessoas e dos animais, por meio do Projeto Ecocidadão
O Projeto “Ecocidadão nas Escolas”, executado pela Secretaria Municipal do Ambiente, por meio da gerência de Educação Ambiental, prossegue com as palestras voltadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, das 19h30 às 20h30, a ação acontecerá na Escola Municipal América Sabino Coimbra, na Rua Yoneko Shime, 300, Conjunto Vista Bela.
Na quarta-feira (20), no mesmo horário, ocorrerá na Escola Municipal Nina Gardemann, na Rua Dragen Feld, 73, Jardim Tókio. Na quinta-feira (21), das 13h30 às 14h30, a iniciativa será realizada no Colégio Estadual Herbert de Souza, para os alunos atendidos pelo Estado, e à noite, das 19h30 às 20h30, na Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, que fica na Avenida Presidente Abraham Lincoln, 70, Conjunto Habitacional Anibal de Siqueira Cabral.
O tema dos encontros será “Queimadas Urbanas”. Serão abordados os riscos para o meio ambiente e para a saúde da população, com apontamentos sobre como proceder quando a situação ocorrer e informações sobre a legislação existente na área. “O objetivo é que os alunos entendam que esta prática pode acarretar prejuízos à saúde das pessoas e dos animais”, informou a professora, palestrante e idealizadora do projeto, Adriana Rodrigues Barra Rosa.
Na próxima semana, das 19h30 às 20h30, receberão o projeto as escolas municipais Nara Manella, Maria Carmelita Vilela Magalhães e Professora Maria Irene Vicentini Theodoro. No dia 3 de julho a ação acontecerá na Escola Francisco Aquino Toledo, contemplando, com este tema, todas as 37 unidades que oferecem a modalidade EJA. A expectativa é atender cerca de 450 alunos no primeiro semestre, com as palestras sobre queimadas urbanas.
Durante a iniciativa, os alunos e as escolas também recebem materiais informativos sobre o tema e, após as atividades, os professores preenchem um formulário, avaliando o projeto e sugerindo a próxima temática. “Após a última palestra, no dia 3 de julho, teremos definido qual será o assunto a ser trabalhado no segundo semestre do ano”, contou.
Unidades escolares municipais e estaduais interessadas em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligar para o número 3372-4769.
Sobre o Ecocidadão nas Escolas – O projeto iniciou em novembro de 2017, devido à necessidade de atender o público jovem e adulto, com ações que levem informações sobre o meio ambiente. O objetivo é informar os jovens, para que eles possam transformar a realidade local dos bairros onde moram, por meio de atitudes sustentáveis. Até agora, desde que iniciou, o projeto atendeu cerca de 550 pessoas.