Saúde promove mutirão de limpeza em acampamento indígena
Objetivo é dar continuidade ao trabalho educativo que vem sendo realizado com a comunidade, além de fazer a retirada de lixos e entulhos do local
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, vai promover, nesta sexta-feira (6), das 8h30 às 12 horas, um mutirão de limpeza no acampamento indígena da região central, nas proximidades do Centro Cultural Kaingang, próximo à Avenida Dez de Dezembro. A comunidade indígena Kaingang, vem da Aldeia Água Branca, de Tamarana, para comercializar artesanatos em Londrina.
Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, a ação é uma continuidade de um trabalho que iniciou no ano passado com a comunidade. “Estamos desenvolvendo atividades permanentes neste local, a fim de retirar o lixo acumulado no acampamento e fazer um trabalho educativo com a comunidade, para frisar a importância de não jogar o lixo em local inadequado, já que isto pode acarretar diversos prejuízos à saúde das pessoas”, explicou.
Lucimara informou que o acúmulo do lixo em local inapropriado pode provocar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, além de outras endemias, como as provocadas pelo caramujo africano e escorpião. Durante o mutirão os voluntários farão o reconhecimento e recolhimento de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
A ação contará com a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), no recolhimento dos materiais, e os agentes de endemias entregarão panfletos que contém informações sobre o combate ao Aedes, incluindo como se dá o seu ciclo, meios de prevenção, as doenças provocadas por ele e os tipos de criadouros. Também serão entregues sacos de lixo, para que a comunidade possa acondicionar corretamente o lixo.
A Secretaria Municipal de Saúde já realizou, no local, exposição de saúde, incluindo de diversas endemias, e outro mutirão de limpeza. De acordo com Lucimara, a próxima atividade deverá levar informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil.
Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.666 notificações relacionadas à doença. Deste total, 15 casos foram confirmados, 1.492 descartados e outros 159 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.