Maternidade Municipal ganha Diploma de Reconhecimento Público
A unidade é referência no atendimento e auxílio às gestantes em Londrina; espaço está recebendo obra de reforma e ampliação desde maio de 2018
A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Londrina, que nesta quinta-feira (5) entregou à instituição um Diploma de Reconhecimento Público pelos 25 anos de seviços prestados à sociedade. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, recebeu a honraria em nome da Prefeitura de Londrina. A iniciativa da homenagem é uma proposição de autoria do vereador Tio Douglas. Estiveram presentes na cerimônia a equipe gestora da Maternidade, que é referência no atendimento a gestantes, além de servidores desta instituição, fundada em 1992.
O secretário Felippe Machado, afirmou que é de suma importância o trabalho da maternidade, a maior do norte do Paraná e considerada referência estadual. “O local é responsável pela realização de mais da metade dos partos, via SUS, em Londrina. Já nasceram ali mais de 86 mil bebês. A honraria pública vem para coroar e consolidar o trabalho da maternidade, que está passando por uma grande obra de reforma e ampliação, que beneficiará muitas mães e famílias londrinenses”, comentou.
Para o vereador Tio Douglas, o reconhecimento público é uma forma de valorizar a qualidade do serviço prestado pela maternidade à sociedade. “Temos em Londrina uma maternidade municipal que há mais de 25 anos é referência no amparo e atendimento às mães, e que por isso merece todo o reconhecimento. Também devemos reconhecer e sempre dar mérito ao trabalho de todos os servidores e funcionários que ali atuam”, frisou.
A Maternidade está passando por serviços de reforma e ampliação, em obra viabilizada pela gestão do prefeito Marcelo Belinati, com investimentos do Município, governo estadual e federal. Serão investidos R$ 5 milhões nos serviços, iniciados em maio deste ano. O local nunca passou por uma reforma significativa desde que foi fundado, há mais de 25 anos. Os serviços incluem a reforma de 750 m² de área existente, além da ampliação de aproximadamente 1.000 m² de área da maternidade.
Importância – Com uma média mensal de 270 partos e 760 atendimentos em geral, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai é uma das mais importantes maternidades públicas da região norte do estado e de todo o Paraná. Foi fundada em 23 de dezembro de 1992 e, desde então, nunca recebeu uma reforma geral como a que agora será implantada pela Prefeitura. No ano de 2000, recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF, Organização Mundial da Saúde (OMS) – MS e, em 2006, o Prêmio Galba de Araújo pelo respeito à dignidade da mulher e humanização do parto, pela presença do acompanhante.
O hospital ocupa um papel importante, sendo referência na constituição da Rede de Assistência Materno Infantil/Rede Cegonha, exclusiva no atendimento de risco habitual para o SUS, representando um serviço de grande relevância para a população de Londrina.
Fotos: N.com