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Estudo da CMTU propõe a instalação de minirrotatória em cruzamento da região leste

Realizada na manhã desta terça (31), sondagem confirmou a implementação definitiva da estrutura como melhor alternativa ao trânsito da região

 

Cmtu hojeA Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou, na manhã desta terça-feira (31), um estudo de campo no cruzamento entre as ruas Santa Terezinha, Santa Adelaide, Santa Rosa e Flor de Jesus, no conjunto Pindorama, região leste de Londrina. Na oportunidade, uma minirrotatória formada por cones foi instalada na interseção. O objetivo era checar, a partir do monitoramento do fluxo, se a implantação definitiva de uma estrutura semelhante seria capaz de amenizar os problemas viários registrados no local.

Segundo o diretor de Trânsito, Pedro Ramos, durante o período de análise foram observados o comportamento dos motoristas e a movimentação na área. “Verificamos que, de fato, a implementação de uma minirrotatória pode fazer com que os condutores reduzam a velocidade e atravessem o cruzamento com mais cautela, minimizando os transtornos enfrentados pela comunidade do entorno”, frisou.

Ele contou que a sondagem apresentou resultados satisfatórios e que o próximo passo, agora, é submeter o projeto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). “Vamos colocar a experiência no papel e encaminhar o detalhamento da ação ao órgão. Depois disso, caso haja parecer favorável, as benfeitorias serão encaminhadas para execução”, explicou.

Ramos disse ainda que o estudo de hoje integra uma iniciativa que pretende rever a sinalização de alguns pontos críticos em Londrina. “Temos percorrido locais de trânsito complicado, onde nem mesmo as placas e demarcações no asfalto, previstas no projeto original da via, têm sido capazes de conter os acidentes. A partir das informações coletadas, estamos propondo ao Ippul intervenções suplementares, de modo a trazer mais segurança a pedestres e condutores”, contou.

No caso da rua Santa Terezinha, a simulação da minirrotatória foi precedida de testes com a utilização de radares móveis. Segundo o diretor, no entanto, os resultados obtidos não foram os melhores. “Observamos que os motoristas trafegavam em velocidade adequada somente na presença dos fiscais. Depois que a gente virava as costas, eles voltavam a abusar do acelerador”, citou.

O diretor informou que, se a proposição for aceita pelo Ippul e ainda assim os problemas continuarem a ocorrer, a CMTU fará a implantação de radares fixos na via. “A Santa Terezinha tem um declive muito acentuado e abriga a instituição filantrópica Meprovi Pequeninos. Antes, o trânsito ali era tranquilo, mas agora, com o crescimento populacional da região, o fluxo intenso traz riscos às crianças e pais de alunos. Se a minirrotatória não alterar a dinâmica viária do local, nossa alternativa será a fiscalização eletrônica”, concluiu.

 

Foto: Divulgação/CMTU

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