Cidade

Prefeitura promove mutirão de limpeza e orientação sobre combate ao Aedes

Objetivo é evitar a proliferação do mosquito, transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue

 

dengue.endemias.V2A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, prossegue com as ações educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Nesta quinta-feira (2) das 8h30 às 14 horas, haverá uma orientação sobre o combate ao Aedes, em um supermercado localizado na região sul, na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.606.

Segundo a educadora em Endemias, Lucimara Vasconcelos, os agentes de endemia vão abordar a população, transmitindo informações sobre os cuidados necessários para combater o mosquito. “A comunidade será informada sobre o índice da região, apontado no último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), pois o mercado fica próximo ao Moringão, que está entre os dois bairros que apresentaram maiores índices da região sul”, explicou.

Também serão abordados os cuidados com o lixo, já que quase 20% dos focos encontrados durante o 3º LIRAa estavam em lixo mal acondicionado, como recipientes de plástico e garrafas. A população receberá ainda panfletos, que contém orientações e informações de prevenção, ciclo do Aedes, tipos de criadouros e as doenças provocadas pelo mosquito.

Na sexta-feira (3), das 8h30 às 10 horas, haverá um mutirão de limpeza educativo com os alunos da Escola Primeiros Passos, localizada na região central. O objetivo é conscientizar sobre a importância de evitar a proliferação do Aedes aegypti, principalmente no que diz respeito aos cuidados com o lixo, que também provoca o acometimento de outras doenças causadas por diversas pragas urbanas. Participarão 35 alunos, de 8 a 13 anos, e a ação será concentrada no Zerão.

Segundo Lucimara, os alunos já passaram por treinamento teórico e agora a intenção é que eles vivenciem este conhecimento na prática. “Neste mutirão, os estudantes farão o reconhecimento e recolhimento destes criadouros, observando que materiais, como sacolas, tampinhas e copos podem acumular água, podendo proliferar o mosquito. Vivenciando isso de forma lúdica, na prática, eles assimilam melhor o conhecimento teórico e acabam tendo um olhar mais crítico e observador para o problema, nos ajudando na prevenção”, apontou.

No sábado (4), das 8 às 12 horas, a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Ernani Moura Lima, na região leste, organizou um mutirão de limpeza, com aproximadamente 15 voluntários, em um fundo de vale. Será na Rua João da Silva Godoy, em frente ao número 134, Centro Comunitário, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do local. A iniciativa contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

O objetivo é conscientizar os moradores do bairro sobre a importância de armazenar os lixos de forma adequada para evitar a proliferação do Aedes aegypti e de outros vetores.  No mesmo dia, a CMTU estará recolhendo entulhos e lixos deixados pelo moradores durante a semana.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (1), o boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 1.800 notificações relacionadas à doença. Deste total, 16 casos foram confirmados, 1.603 descartados e outros 181 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos