Cidadão

Município leva informação sobre transtornos neuropsiquiátricos e TDAH

Ações fazem parte da III Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o assunto, que será aberta oficialmente hoje (2), às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina

Ações fazem parte da III Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o assunto, que será aberta oficialmente hoje (2), às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina

educação.autismo.V2Nesta sexta-feira (3), a partir das 14 horas, será realizada uma reunião com os profissionais das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) sobre  transtornos neuropsiquiátricos e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A atividade será no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi (CMEI), localizado na Rua Benjamin Constant, 800, no Centro. Já na próxima semana, pais e a comunidade da zona rural estão convidados para participar de um bate-papo sobre o assunto, na sede da Escola Municipal Machado de Assis, na Rodovia João Alves da Rocha, km 15, Gleba Usina Três Bocas.

Durante a reunião com os psicólogos e fisioterapeutas do NASF, a assistente social Maria Aparecida e a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPS Infantil), Silvana Valentim, vão apresentar informações sobre o fluxo de atendimento da rede municipal de saúde, por meio dos encaminhamentos realizados pela Secretaria Municipal de Educação e apresentarão os números de crianças diagnosticadas com algum transtorno neuropsiquiátricos ou TDAH.

Essa ação faz parte da III Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos neuropsiquiátricos, que será aberta oficialmente nesta quinta-feira (2), às 14 horas, na Câmara Municipal de Londrina.

Palestra em escolas – Além dela, o Município vai realizar uma palestra para os pais e a comunidade da zona rural interessada em aprender mais sobre o assunto. O encontro será na próxima terça-feira (7), às 8 horas, na sede da Escola Municipal Machado de Assis, na Rodovia João Alves da Rocha, km 15, Gleba Usina Três Bocas (zona rural).

A expectativa é que cerca de 25 pais participem do encontro, que trará informações sobre os sintomas dos transtornos, as características mais comuns, como trabalhar isso com a criança, formas de diagnóstico e de tratamento e os locais nos quais é possível buscar ajuda.

As ministrantes da palestra serão a psicóloga da Gerência Municipal de Apoio Especializado da Secretaria de Educação, Cleide Vitor Mussini Batista, e a psicopedagoga da mesma gerência, Ana Karina Varoni Araujo. Juntas, elas esperam mostrar aos pais os pontos nos quais eles devem se atentar e ajudá-los a diferenciar uma atitude comportamental da criança, de uma situação de possível transtorno neuropsiquiátrico.

De acordo com a gerente de Apoio Especializado da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Sola, a palestra é importante, porque tanto os transtornos quanto o TDAH são problemas difíceis de serem identificados, podendo, por vezes, serem confundidos com características comportamentais da própria infância. “A ideia é que com informação e conscientização as famílias consigam identificar se a criança está apresentando sintomas de alguma doença ou se o comportamento dela está dentro da normalidade. Na faixa etária das crianças atendidas pela rede de ensino, elas são agitadas, algumas não têm muito limites e ficam desatentas, o que também são características dos transtornos, por isso a importância da informação.”

Durante a palestra, os pais poderão participar sanando suas dúvidas. A intenção é que munidos de conhecimento, eles possam ajudar seus filhos. Isso porque com o tratamento adequado, que pode utilizar medicamentos e ajuda da terapia, e estímulo da família, as crianças tendem a melhorar.

Outras palestras como esta já foram realizadas nas escolas municipais Dr. Joaquim Vicente de Castro, João XXIII, Professor Joaquim Pereira Mendes e na Maestro Roberto Pereira Panico. Na noite de hoje (2), às 19h, será na Escola Municipal Professora Jovita Kaiser (Rua Ambrósio Jorge, no Alto da Boa Vista), e,  às 19h30, haverá a mesa-redonda sobre a “Abordagem Multidisciplinar do TDAH e outros Transtornos na Infância”, com a pós-doutora em psicologia pela USP e em Psicanálise pela UFPB e professora da Universidade Estadual de Londrina, Cleide Vitor Mussini Batista, com o pediatra do ambulatório da Policlínica Municipal, Marcio Aurelio de Andrade Donega; com a coordenadora CAPS Infantil, Silvana Valentim, e com a psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Bonifacio. O encontro acontecerá no auditório da Faculdade Unicesumar, na Avenida Santa Mônica, 450, Fraternidade.

O encerramento da III Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ocorre na terça-feira (7), às 14h30, na Câmara Municipal.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos