Orquestra Solistas de Londrina realiza concerto com obras de Mozart na Catedral
Atração é parte da Mostra de Música de Câmara e tem entrada franca
A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que está comemorando 20 anos de trajetória musical, fará nesta quinta-feira (16), a partir das 19h30, um concerto na Capela da Catedral Metropolitana. O repertório é composto por obras do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O evento é promovido pela VII Mostra de Música de Câmara e tem entrada gratuita. A Catedral fica na Travessa Pe. Eugênio Herter, 33, no centro.
Intitulado “Divertimentos de Mozart”, o concerto marca o início de uma série de apresentações da orquestra Solistas de Londrina com obras do compositor austríaco. O divertimento é um gênero leve, tocado geralmente em quarteto de cordas, formação musical com quatro instrumentos de cordas. Original do século XVIII, o divertimento se destinava a contextos sociais privados, com a função de entreter os que assistiam e os que tocavam. A direção artística é do violinista Evgueni Ratchev, fundador da orquestra Solistas de Londrina.
A VII Mostra de Música de Câmara pretende realizar concertos em várias igrejas da cidade durante o ano todo. A Mostra é organizada pela Artis Colégium Associação Cultural e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Cacique, BRDE, Unimed e John Deere. Conta com o apoio da Rádio CBN, Rádio UEL FM e Livraria da Silvia. A coordenação geral é da pianista e produtora cultural Irina Ratcheva.
Solistas de Londrina – Criada em 1998, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina já realizou concertos em escolas, igrejas e teatros de mais de 40 cidades do Paraná, além de apresentações nas principais capitais do país. Fez também uma turnê internacional e participou de inúmeros festivais de música no Brasil.
O grupo gravou cinco CDs com obras de compositores brasileiros e recebeu o Prêmio Tim de Música, em 2003, na categoria Música Erudita. Foi finalista da 24ª edição do maior prêmio de música do país, o Prêmio da Música Brasileira, em 2013. Conquistou o Prêmio Saul Trumpet, do Prêmio Talento Paraná, e diversos prêmios da Funarte, Governo do Estado do Paraná, SESI e Ministério da Cultura.