Rodada de Negócios reúne empresas e microempreendedores de Londrina
Iniciativa da Sala do Empreendedor e Sebrae/PR promove novas parcerias comerciais para os Microempreendedores Individuais (MEIs)
Com o objetivo de incentivar novos negócios para os Microempreendedores Individuais (MEIs), a Sala do Empreendedor está promovendo, nesta quarta-feira (15), a Rodada de Negócios. A atividade, desenvolvida em parceria com o Sebrae/PR no auditório da Prefeitura de Londrina, tem a participação de quatro empresas âncoras, que são um buffet infantil, uma construtora um salão de beleza e um buffet de eventos. Durante a Rodada de Negócios, os MEIs apresentam suas atividades para as empresas âncoras, e têm a oportunidade de conquistar novos clientes.
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, a iniciativa fortalece o Microempreendedores Individuais do município. “É uma ação que disponibiliza mais oportunidades de negócios para estas pessoas, que hoje são mais de 20 mil em Londrina, e reforça o nosso selo bronze em atendimento conquistado neste ano. Mais iniciativas como esta acontecerão, para atender cada vez mais e melhor este público empreendedor”, ressaltou.
Débora Paixão Nabarro, do Sebrae/PR, explicou que os MEIs participantes têm 20 minutos para se apresentar e negociar com as empresas âncoras, que são de maior porte. “As âncoras têm a possibilidade de contratar os MEIs, e nossa expectativa é essa, promover negócios. Para isso, foram identificadas quais as necessidades de produtos e serviços dessas empresas maiores, para gerar essas negociações e incrementar as vendas dos MEIs”, disse.
Após cada apresentação, o MEI vai até a mesa de outra empresa âncora para oferecer seus serviços, e assim todos têm a oportunidade de oferecer seus serviços às empresas participantes.
Capacitação – Além da Rodada de Negócios, a Sala do Empreendedor e o Sebrae/PR oferecem, nos dias 12, 19 e 26 de setembro, um Curso de Vendas. “Nele, vamos abranger as três possibilidades de vendas, que são as vendas de balcão, vendas externas e, por fim, online”, detalhou Débora.
Cada tópico será desenvolvido em um dia de curso, durante 4 horas. Para participar da capacitação, que é gratuita, é preciso fazer a inscrição com antecedência, pelo telefone 3372-4108.
Os mais de 21 mil Microempreendedores Individuais de Londrina também podem usufruir de consultorias personalizadas, em Marketing e Finanças, realizadas todas as sextas-feiras. Segundo a gerente da Sala do Empreendedor, Nilcéia de Fátima Vertuan, as consultorias têm duração de uma hora, e são atendidos seis MEIs a cada semana. “É um serviço desenvolvido com consultores do Sebrae/PR, e que auxilia os microempreendedores individuais a conduzirem seu negócio com sucesso”, afirmou.
Nilcéia destacou também outras atividades disponíveis na Sala do Empreendedor, que fica no piso térreo do prédio da Prefeitura de Londrina. “Nossa atuação envolve palestras com orientações sobre o que é o MEI, abertura, formalização e regularização de microempresas, solicitação de alvarás, emissão de guias, consulta de viabilidade, entre outros. Nossa expectativa é promover o desenvolvimento desses microempreendedores, para que seus negócios cresçam cada vez mais”, frisou.
Desde o início do ano, a Sala do Empreendedor já realizou 17.183 atendimentos, com uma média de 2.267 atendimentos por mês em 2018. “As atividades são exclusivas para MEIs, principalmente pessoas que tenham interesse em empreender. A condição de Microempreendedor Individual deve ser como uma incubadora, então sempre incentivamos para que eles almejem uma condição melhor e conquistem o aumento de suas receitas, sem medo”, contou a gerente.
Fotos: Vivian Honorato