Unidades escolares de Londrina doam lacres para campanha “Eu Ajudo na Lata”
Até dia 31 de agosto, comunidade pode ajudar doando os lacres de alumínio, que se reverterão em cadeiras de rodas
Na manhã de ontem (16), representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) foram até a sede da Unimed Londrina entregar os lacres de alumínios arrecadados durante a campanha “Eu ajudo na Lata”. Até o momento, as crianças e os funcionários das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina doaram 310 garrafas PET cheias de lacre. Com isso, será possível adquirir uma cadeira de rodas nova.
A expectativa é que até o dia 31 de agosto, mais garrafas sejam entregues, visto que a campanha ainda está em andamento. Com a ajuda de mais 30 frascos cheios lacres de alumínio será possível comprar mais uma cadeira, pois, em média, a cada 170 garrafas de lacres adquire-se uma cadeira de rodas. Os lacres doados à Unimed Londrina são destinados às cooperativas de reciclagem da região e com o dinheiro arrecadado compram-se as cadeiras para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A previsão é que em outubro elas possam ser entregues para instituições sociais de Londrina e região, de acordo com o resultado da votação disponível no site da operadora de plano de assistência à saúde, sendo que uma delas vai diretamente para a Secretaria de Educação.
A gerente de sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, explicou que a Secretaria Municipal de Educação é uma das principais parceiras na campanha e que sua participação faz muita diferença tanto para a ação quanto para a educação das crianças. “A Secretaria de Educação é com certeza uma das nossas principais parceiras e o mais interessante é que eles não somente participam com a campanha, mas a utilizam para tratar de assuntos como cuidados com o meio ambiente, sustentabilidade e a importância da reciclagem como conteúdo pedagógico para as crianças”, disse.
Esta é a terceira vez que o Município participa da atividade. Nas duas campanhas anteriores, a Secretaria de Educação recebeu duas cadeiras de rodas que foram doadas a crianças com deficiência, que estudavam na rede municipal e não tinham condições financeiras para comprá-las.
Até o momento, a operadora de plano de saúde recebeu 1.863 garrafas com lacres de alumínio, o que possibilitou a compra de 11 cadeiras e a doação de mais duas pela Unimed. Outras Secretarias Municipais de Educação também se solidarizam à campanha, como as de Ibiporã e Tamarana.
Qualquer pessoa pode ajudar no projeto. Para isso, basta juntar os lacres de alumínio em garrafas de dois litros e entregá-los em uma unidade de atendimento da Unimed Londrina (na sede da Cooperativa, na Clínica de Vacinas, na Clínica Multiprofissional, na Clínica de Aplicação de Medicamentos, na Academia Unimed Saúde e nos Escritórios Regionais) ou nos estabelecimentos que são parceiros. A lista completa dos postos de entrega está disponível no endereço http://bit.ly/2MsZkDy.
Para esta edição, serão computados os lacres entregues até o dia 31 de agosto, porém aqueles que entregarem depois deste prazo estarão ajudando a próxima edição, de 2019.