Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta novos membros
Os novos conselheiros, que serão empossados nesta segunda-feira (20), irão exercer o mandato de 2018 a 2020
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-LD) realiza, na segunda-feira (20), a posse dos novos integrantes que irão exercer mandato no período de 2018 a 2020. Serão empossados 24 membros, entre representantes da sociedade civil organizada e do poder público. O ato irá ocorrer às 14 horas, no auditório do prédio administrativo da Prefeitura, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.
Os representantes da sociedade civil foram eleitos durante a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (III CMSAN), que ocorreu em maio. Os membros indicados pelo poder público estadual e federal também participaram da III CMSAN. O decreto com a nomeação dos conselheiros será publicado no Jornal Oficial do Município, disponível no Portal da Prefeitura de Londrina, www.londrina.pr.gov.br.
Este será a terceira gestão do CONSEA-LD. A diretora de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Lorena Pires Rostirolla, citou que a nova composição do conselho está bem diversificada, o que vai contribuir para uma visão completa sobre a questão da segurança alimentar e nutricional. “Os avanços do Conselho incluem esta composição completa e paritária, que terá a participação de cerca de dez nutricionistas que atuam entre áreas distintas, como saúde e educação. Outra conquista são as instituições de ensino, sendo duas particulares e duas públicas, que com certeza vão alavancar na área de pesquisa e extensão. Além da representação dos agricultores, inclusive de orgânicos”, apontou.
Após a posse dos conselheiros nomeados, o CONSEA-LD deverá realizar a eleição de sua nova diretoria. O futuro presidente irá receber o “Caderno Estruturação do Sisan – ‘Londrina Integrada por uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional’”, elaborado com base na III CMSAN.
O material, que está em sua primeira edição, deverá auxiliar no processo de adesão pelo Município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN). “Assumimos o compromisso de aderir ao SISAN até 2020, e será um trabalho árduo colocar Londrina como referência estadual e nacional nessa estruturação. Para que isso ocorra, é preciso um conselho bem estruturado, e que a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), formada por representantes da administração municipal direta e indireta, esteja funcionando, pois ela é o órgão executor dessa política e responsável por elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”, detalhou a diretora de Abastecimento.
Além da definição da nova diretoria, os integrantes do CONSEA-LD irão definir a formação de duas comissões. A Comissão de Ética será responsável por introduzir mudanças no regimento interno, com o objetivo de acompanhar a legislação vigente. E a Comissão Técnica, composta por dez representantes do poder público municipal, deve elaborar a regulamentação da CAISAN.
Os integrantes do conselho também irão debater a aprovação de ata específica do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar, do governo federal; e o calendário de reuniões do CONSEA-LD para 2018. “A expectativa é que, até o final do ano, ocorram pelo menos dois novos encontros para dar continuidade aos encaminhamentos necessários”, disse Lorena.