Destaques

Membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tomam posse

posse.conselho.VP

Durante a solenidade, que ocorreu nesta segunda-feira (20), também foi definido o novo presidente

Foram empossados, na tarde desta segunda-feira (20), os 24 integrantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-LD). Esta será a terceira gestão do conselho, formada por representantes do poder público, mediante indicação, e da sociedade civil organizada, eleitos durante a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (III CMSAN), que ocorreu em maio. A lista completa com a nova composição do CONSEA-LD será publicada na edição de hoje (20) do Jornal Oficial do Município, e poderá ser acessada no Portal da Prefeitura através do link www.londrina.pr.gov.br.

posse.conselho.V2Durante a solenidade, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Fujita, parabenizou os novos conselheiros. “É realmente surpreendente e positiva a participação de vocês, tanto do poder público como do setor privado. Que hoje a gente consiga discutir problemas e soluções, para levar adiante a formação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e, posteriormente, a adesão de Londrina ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), além de colaborar com a sociedade”, ressaltou.

A adesão de Londrina ao SISAN deverá ocorrer até 2020. Neste processo, é necessária a implantação e estruturação da CAISAN, formada por representantes da administração municipal, e diretamente responsável pela construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina.

Os conselheiros recém-empossados irão exercer o mandato de 2018 a 2020. Segundo a diretora de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Lorena Pires Rostirolla, a nova formação do CONSEA-LD irá contribuir diretamente na promoção da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional. “Tem sido uma luta constante tornar essa política efetiva em Londrina. Tanto a estruturação e formação da CAISAN, como a adesão ao SISAN, nada disso pode acontecer sem um conselho completo e paritário, e temos isso hoje, com representantes da área de Nutrição, instituições de ensino superior públicas e privadas, e agricultores”, comentou.

posse.conselho.V3Eleição – Lorena adiantou que, logo após a posse, os membros do CONSEA-LD deveriam definir, mediante eleição, o novo presidente do conselho. “A diretoria do CONSEA-LD é formada por um presidente, eleito dentre os representantes da sociedade civil, e pelo secretário-geral, com indicação do prefeito Marcelo Belinati como determina a lei municipal nº 12.700”, explicou.

Os novos conselheiros elegeram como presidente Onaur Ruano. Para o cargo de secretário-geral do CONSEA-LD, foi indicado o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, que também deverá presidir a CAISAN. Ambos receberam a primeira edição do caderno “Estruturação do Sisan – ‘Londrina Integrada por uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional’”, que foi elaborado a partir da III CMSAN.

Em seguida, os membros do CONSEA-LD analisaram a proposta para formação das comissões de Ética e Técnica. “A comissão de Ética, composta por um representante do poder público e dois da sociedade civil, irá tratar das mudanças no regimento interno do conselho, com base nas alterações que vieram com a lei municipal 12.700, que rege o conselho. Já a Comissão Técnica será responsável pela regulamentação da CAISAN, o que deverá ocorrer até dezembro deste ano”, informou a diretora de Abastecimento.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos