Cidade

Servidores municipais são capacitados para gestão de documentos

Ação foi viabilizada por meio do Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT)

Na última semana, nos dias 23 e 24, cerca de 30 representantes da Comissão de Avaliação de Documentos Setoriais (CADS) participaram das reuniões que marcaram o encerramento do trabalho de consultoria em gestão documental do Município. A contratação da empresa Insite Consultoria, para realização dos trabalhos na Prefeitura, se deu pelo Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT), através do processo licitatório nº 139/2016, e teve um ano e meio de duração. A consultoria fez parte da ação 1 do PMAT.

De acordo com a gerente do Arquivo Público, Fabiana Borelli Amorim, o trabalho passou segurança aos servidores na gestão de arquivos da Prefeitura. “O principal ponto do trabalho foi passar uma segurança ao servidor para dar o devido cuidado ao documento e saber realizar a destinação correta ao mesmo”, destacou.

Desde janeiro de 2017, a Insite Consultoria realizou a capacitação de 120 servidores, de diversas secretarias municipais, além de apresentar alguns instrumentos para gerir documentos como plano de classificação, tabela de temporalidade e manuais de gestão de documentos. Com o trabalho de terceirização encerrando, os membros da comissão realizarão a manutenção desses instrumentos deixados pela empresa, além de estarem capacitados para repassar informações nas secretarias.

Segundo a fundadora e consultora da Insite, Andréa Prado, os trabalhos realizados garantem maior segurança e agilidade na gestão de documentos da Prefeitura. “Nós entregamos esses instrumentos arquivísticos que garantem uma segurança na classificação de tipos documentais e no descarte de documentos produzidos pelo Município. Além disso, o trabalho certamente trará uma grande otimização espacial, seja física ou digital, e maior agilidade nos trâmites administrativos e documentais”, afirmou.

PMAT – O Programa de Modernização no Município de Londrina contempla sete ações. Além da capacitação dos gestores e servidores municipais e a modernização dos processos, o PMAT engloba ainda a reforma da sede administrativa da Prefeitura, reestruturação da rede lógica e tecnologia, elaboração do plano diretor de geoprocessamento, modernização da gestão do patrimônio, e implantação do portal de compras.

O PMAT ainda possibilitou a instalação do Arquivo Público em uma nova sede, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.277, desde o final de 2016, o que possibilitou a concentração dos arquivos em um único local e proporcionou melhores condições, adequações técnicas de manutenção, e o abrigo do volume de documentos públicos do Município.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos