Educação promove ciclo de palestras para órgãos colegiados
Objetivo é fortalecer a participação dos pais dentro da escola e garantir o sucesso na aprendizagem escolar
A partir desta terça-feira (28), das 19 às 21 horas, a Secretaria Municipal de Educação promove o IV Ciclo de Palestras dos Colegiados Escolares da Rede Municipal de Ensino de Londrina. Os encontros acontecerão até quinta-feira (30), na sede do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, localizado na Rua Benjamin Constant 800, centro. A previsão é que participem 60 pessoas.
Segundo a gerente de Formação Continuada da pasta, Viviane Barbosa Perez, o objetivo do ciclo é fortalecer a participação dos órgãos colegiados dentro da escola, composto pela Associação de Pais e Mestres (APM), Associação de Pais e Funcionários (APF) e Conselhos Escolares. “O engajamento da comunidade dentro da escola é muito importante e crucial para o desenvolvimento infantil e o sucesso na aprendizagem escolar. Esta parceria precisa ser cada vez mais consolidada, por isso a importância da iniciativa”, ressaltou.
Também poderão participar dos encontros, que têm carga horária total de seis horas, gestores, gestores auxiliares, professores e comunidade em geral. Durante os três dias serão realizadas diversas palestras voltada para os pais, iniciando, às 19h30, com a explanação do psicólogo Euclides Lunardelli Filho, com o tema “Importância dos pais na aprendizagem dos seus filhos”.
Na quarta-feira (29), às 19h15, a psicóloga Camila Menezes Kaum falará sobre “Novos tempos: desafios na educação dos filhos”. Na quinta-feira (30), último dia, a palestra será às 19h15, ministrada pela funcionária da Secretaria Municipal de Educação, Aliny Perrota da Silveira, com o tema “Pais, filhos e livros”.
Este é o quarto ano consecutivo que a Prefeitura promove o ciclo de palestras para os órgãos colegiados, que têm função consultiva, deliberativa e fiscal dentro das unidades escolares. O tema é recorrente quando se aborda a gestão democrática, pois esta atuação garante a busca pela descentralização do poder e da consciência social entorno da oferta de uma educação de qualidade.