Palestra “De homem para homem” é promovida pela Secretaria da Mulher
O evento está com inscrições abertas e ocorrerá na segunda-feira (8); ação é voltada para servidores do município
Com o objetivo de sensibilizar os servidores a respeito da violência contra a mulher, a palestra “De homem para homem” ocorre na próxima segunda-feira (8). A iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) tem início previsto para às 14h, se estendendo até às 16h.
Focado em servidores públicos, o evento foi divulgado por meio de um convite enviado a todos os órgãos da Administração Direta e Indireta de Londrina. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, que pode ser feita de forma gratuita até o dia da atividade, às 12h, via formulário.

A sessão faz parte da programação da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, alusiva ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Além disso, atende uma das prioridades do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres 2023-2026, que estabelece a importância da formação continuada de gestores e servidores públicos em temas afetos à política para as mulheres.
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, a palestra busca conscientizar os participantes para que possam reconhecer os sinais e ajam em prol de possíveis vítimas. “A expectativa é que os servidores participantes atuem como multiplicadores nos seus locais de trabalho para ampliar e fortalecer a rede de prevenção à violência contra a mulher nos órgãos públicos municipais”, destacou.

Quem ministra a atividade é o cabo da PM, Ademir Machado, que atua na Patrulha Maria da Penha do 30º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o palestrante, a maioria do público não compreende os diferentes tipos de violência. “É um fenômeno muito mais amplo, que envolve agressões psicológicas, morais, sexuais e patrimoniais. Conseguimos atingir pessoas que não tinham noção dos diferentes tipos de violência e que, muitas vezes, apenas repetiam padrões herdados. Queremos que os servidores saiam conscientes para não se tornarem futuros autores”, afirmou.
A palestra também faz parte do Programa Mulher Segura, da Secretaria De Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR). O programa realiza um conjunto de ações, que vão desde palestras a fiscalização de medidas protetivas. O objetivo é sensibilizar e engajar os homens na prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




