Publicação sobre Londrina busca captar recursos junto a parlamentares
Deputados federais e senadores do Paraná vão receber o material que traz um panorama sobre o município e diversas demandas prioritárias
Para oferecer aos parlamentares federais a oportunidade de conhecer algumas das principais demandas de Londrina, em diferentes áreas do serviço público municipal, a Prefeitura de Londrina encaminhará a Brasília, nos próximos dias, a edição anual do Caderno de Sugestões para inclusão de emendas ao orçamento da União. Produzida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), a publicação será enviada aos 30 deputados federais e três senadores eleitos pelo Paraná, apresentando uma compilação de propostas para possíveis destinações de Emendas Parlamentares e Transferências Voluntárias, a partir do exercício de 2019.
O trabalho tem mais de 130 páginas e reúne descrições sobre projetos elencados por diversas secretarias municipais, incluindo setores como Saúde, Educação, Obras, Assistência Social, Planejamento, Defesa Social, Trabalho, além de órgãos públicos – COHAB, CMTU, FEL, CODEL, IPPUL, entre outros. Também são apresentados dados e índices socioeconômicos de Londrina, com gráficos e tabelas, abordando aspectos referentes à população da cidade e o Produto Interno Bruto (PIB). A organização do Caderno é feita pela diretoria de Planejamento e gerência de Captação de Recursos da SMPOT.
O diretor de Planejamento, Renato Rugene de Carvalho, explicou que a proposta principal da publicação é fornecer aos deputados e senadores uma base de informações e um panorama geral de demandas do município, destacando de forma contextualizada as potencialidades da cidade. Segundo ele, isso pode facilitar as articulações e tratativas realizadas pelo prefeito Marcelo Belinati e gestores municipais junto ao governo federal, a fim de viabilizar recursos por meio de emendas. “As secretarias municipais preenchem fichas técnicas e apontam até cinco propostas prioritárias, incluindo itens como descrição, justificativa, meta e estimativa de recursos necessários para sua execução”, indicou.
De acordo com o gerente de Captação de Recursos, Deny Hideki Arasaki, a publicação é encaminhada todos os anos aos parlamentares da Câmara e Senado Federal, devendo estar alinhada aos termos estabelecidos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) municipal e também da União, de acordo com o calendário e prazos que o Governo Federal fixa para a apresentação de emendas dos deputados e senadores.
Arasaki destacou que o Caderno de Sugestões é desenvolvido com o empenho de várias secretarias e órgãos, que atuam unidas em torno de um objetivo em comum: aumentar o potencial de captação de recursos para possibilitar realizações em obras e serviços a Londrina. “As propostas reúnem projetos importantes voltados à estruturação e melhorias de equipamentos públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, investimentos em obras, esporte e turismo, além da aquisição de equipamentos para atender diversas outras áreas essenciais”, concluiu.