Prefeito recebe a visita da cônsul-geral da China Chen Peijie
Objetivo é estreitar o relacionamento de Londrina com a China, principalmente nas áreas cultural, econômica e comercial
O prefeito Marcelo Belinati recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), em seu gabinete, a visita da cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie. O objetivo da visita é estreitar o relacionamento de Londrina com a China, principalmente nas áreas cultural, econômica e comercial. Esta é a primeira vez que ela está na cidade de Londrina. A comitiva foi recepcionada pelo músico violinista Roney Marczak, que tocou os hinos nacionais do Brasil e da China, além de músicas populares brasileiras.
O encontro é resultado da reunião do prefeito Marcelo Belinati com a cônsul-geral e o vice-cônsul, Ying Zhaox, que ocorreu no Consulado Geral da República Popular da China, em São Paulo, no final de agosto. Na ocasião, uma delegação londrinense foi convidá-la a participar da abertura do XXIX Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, que acontece hoje (6), às 18h30, no Ginásio de Esportes Moringão. Este será um dos compromissos de Chen na cidade, que permanecerá em Londrina até sexta-feira (7), quando participará do Desfile Cívico-Militar que comemora a Independência no Brasil, às 9 horas, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste).
O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que o convite para que a cônsul-geral viesse participar da abertura do campeonato, deve-se ao fato de ser um evento grande, que movimenta a cidade e o comércio. “Serão centenas de pessoas nos hotéis, restaurantes e shoppings e queríamos que ela estivesse presente neste momento. Nosso objetivo é, cada vez mais, estreitar as relações com a China, já contamos com grandes empresas com capital chinês, como a Bela Agrícola e a Adama Brasil, pois não tenho dúvidas de que o futuro do mundo passa necessariamente pela economia chinesa e nós queremos estar inseridos dentro deste contexto”, afirmou.
A cônsul-geral, Chen Peijie, agradeceu a presença de todos e disse que se sente honrada pela recepção. Segundo ela, embora seja a primeira vez que visita Londrina, a China já possui laços consolidados com o estado do Paraná. “Nosso objetivo é estreitar ainda mais esta relação, principalmente nas áreas comercial, cultural, educacional e da agricultura. A cooperação entre a China e o Brasil é um exemplo e tenho a expectativa de um futuro promissor entre nós”, frisou.
Na sequência, a comitiva chinesa seguiu para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marina Sabóia Nascimento. À tarde, está prevista uma visita à Câmara Municipal de Londrina e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), finalizando a agenda de hoje no Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu.
Entre os presentes na reunião, estiveram a vice-cônsul Li Chang; a vice-cônsul Chen Sitong; o vice-cônsul Ying Zhaox; o assistente representativo do Conselho Chinês de Promoção de Comércio Internacional em São Paulo, Qi Yushan; o vereador Jairo Tamura; o presidente da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, Marcus Vinicius Fernandes Alves; o presidente da Federação Paranaense de Kungfu Wushu, Aldebran Valentim, entre outros representantes da sociedade civil organizada e o secretariado municipal.
Fotos: Vivian Honorato