Cidade

Conselho realiza pré-conferências sobre os direitos da criança e do adolescente

As pré-conferências serão realizadas durante toda a semana

 

conselho.CMDCA.DPO Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) prossegue na próxima semana com as pré-conferências que pretendem debater os direitos da criança e do adolescente em Londrina. As reuniões prosseguem até o dia 14 de setembro e serão realizadas em todas as regiões de Londrina, incluindo a área rural.

Na segunda-feira (10), às 9horas, o encontro será no Centro B, na Guarda Mirim, localizado na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94. Na terça-feira (11), das 9 às 12h, estão convidadas para participar as comunidades dos distritos de Guaravera, São Luís e Taquaruna, no Centro Comunitário de Guaravera, que fica na Rua São Salvador. Continuando as programações do dia, o Centro A receberá a ação,  também às 9horas, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, na Rua São Salvador, 998.

Finalizando o planejamento da terça-feira, o grupo de crianças e adolescentes com deficiência e seus cuidadores fará o encontro, das 14h às 16h, na Igreja Nova Aliança, localizada na Rua Cuiabá, 48.

A área Sul B vai participar da pré-conferência, na quarta-feira (12), às 9horas, na Igreja Nova Aliança da Avenida Roberto Conceição, 40-52, no São Lourenço. No mesmo horário, a região Leste vai receber o encontro na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida São João, 965.

A região Oeste B vai realizar o encontro na quinta-feira (13), às 9horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua Ângelo Gaiotto, atrás do Colégio Estadual Polivalente, no Jardim Santa Rita I.

Encerrando as programações, na sexta-feira (14), o evento será com o grupo de Trabalhadores, das 14 às 16h, na Unicesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450.

Segundo a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, é fundamental que as pessoas participem da pré-conferência e futuramente da conferência, refletindo e debatendo a realidade das crianças e adolescentes. “A pré-conferência é dividida em regiões para que possamos ouvir todos relatos e demandas da população, precisamos falar sobre os problemas de cada área e ouvir as propostas da comunidade”, contou.

Durante os encontros estão sendo eleitos os delegados, que representarão Londrina nas conferências estadual e nacional. Serão eleitos 225 adolescentes, 75 crianças e 216 adultos. Esses delegados serão responsáveis por decidir as propostas que serão determinadas como políticas públicas do município para os próximos três anos.
 
Nas reuniões serão debatidos cinco eixos temáticos: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas públicas; participação, comunicação social e protagonismo e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.

Cada eixo temático é discutido por meio de grupos de trabalhos, divididos entre crianças, adolescentes e adultos. Uma novidade é a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência, indígenas e moradores de assentamentos na realização de pré-conferências específicas.

Conferência – Será realizada nos dias 8 e 9 de novembro na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”. O público estimado é de 800 pessoas, com a participação de delegados eleitos, representantes de órgãos públicos, movimentos sociais, fóruns, sindicatos e da sociedade civil.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos