CMDCA realiza últimas pré-conferências sobre direitos da criança e do adolescente
Zonas rural e urbana recebem os últimos debates que antecedem a X Conferência Municipal da Criança e do Adolescente
Para debater avanços nas políticas públicas em prol da criança e do adolescente, nesta semana serão realizadas as últimas da série de 21 pré-conferências preparatórias para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nesta terça-feira (11), às 9 horas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promove quatro encontros na zona rural e urbana.
Um deles acontecerá no Centro Comunitário de Guaravera, que fica na Rua São Salvador, s/n, onde devem se reunir integrantes dos distritos de Guaravera, São Luis e Taquaruna. O outro, que aborda o segmento de adolescentes privados de liberdade, será realizado no Centro de Socioeducação de Londrina (Cense) 1, na Rua Joel Braz de Oliveira, 103. No centro de Londrina, o encontro acontece no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, localizado na Rua São Salvador, 998. Já às 14h, a pré-conferência que foca o segmento de criança e adolescente com deficiência e cuidadores, será na Igreja Nova Aliança, situada à Rua Cuiabá, 48.
Na quarta-feira (12), será a vez da região sul participar, a partir das 9h, na sede sul da Igreja Nova Aliança, que fica na Avenida Roberto Conceição, 40-52, no São Lourenço. Também às 9h, acontecerão pré-conferências nas escolas estaduais Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida São João, 965 e Professor João Rodrigues, que fica na Rua Jurema, 229.
Na quinta-feira (13), o debate será nas regiões leste e oeste, às 9h. Um acontece no Instituto Adama, que fica na Rua Luis Modesto, 490, no Jardim Eucaliptos e a outra, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Rua Ângelo Gaiotto, 66-120. Um segundo encontro será realizado na zona norte do Município, das 14 às 16 horas, na Associação Flávia Cristina, localizada na Avenida Saul Elkind, 5.000.
Encerrando a programação, na sexta-feira (14), o debate inclui trabalhadores de órgãos e entidades que atuam diretamente com crianças e adolescentes. Será das 8h às 12h, na Unicesumar, situada à Avenida Santa Mônica, 450. São esperadas em média 200 pessoas para a pré-conferência que, de acordo com a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, é de extrema importância. “É imprescindível a presença destes trabalhadores; precisamos ouvi-los sobre como as coisas têm acontecido, saber o volume de crianças e adolescentes atendidos e aprender sobre esse contexto, a partir da realidade vivenciada por eles”, afirmou.
Durante as reuniões têm sido realizados grupos de trabalho, divididos entre crianças, adolescentes e adultos. Cinco eixos temáticos são foco das discussões: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas públicas; participação, comunicação social e protagonismo e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.
Os enfoques vão ao encontro de um dos objetivos da 10ª Conferência, que é promover o debate sobre o conteúdo temático, indicando propostas de acordo com a realidade vivenciada pelo público em questão. As proposições serão deliberadas e encaminhadas para execução dos órgãos competentes.
As pré-conferências envolvem também a eleição de delegados, representantes do Município em convenções estaduais e nacionais. Serão eleitos 225 adolescentes, 75 crianças e 216 pessoas do segmento adulto. Eles serão responsáveis por deliberar as propostas que serão definidas como políticas públicas de Londrina para os próximos três anos.
Segundo Rejane, a expectativa é que os últimos debates sejam proveitosos como os realizados até agora. “As pré-conferências que aconteceram mostraram um resultado positivo e o que a gente espera é que uma adesão da população nestas últimas seja grande. A expectativa é que as pessoas se comprometam e entendam o quanto esses debates são fundamentais para a proposição de políticas públicas”, expôs.
X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – A série de pré-conferências integra a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), apresentando o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”. São esperadas 800 pessoas entre delegados eleitos, representantes de órgãos públicos, movimentos sociais, fóruns, sindicatos e sociedade civil.
Foto: Divulgação